Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford Ranger Raptor estreia com V6 de 397 cv por R$ 448.600 e desbanca Ram

Novo modelo desenvolvido pela Ford Performance chega ao Brasil este ano desbancando todo o segmento quando o assunto é desempenho

Por Lucas Parente
Atualizado em 24 nov 2023, 10h02 - Publicado em 24 nov 2023, 10h00
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford aproveitou a alta no segmento de picapes ao longo de 2023 com o lançamento das Maverick Hybrid, Ford F-150 e a nova geração da Ranger. Agora complementa sua linha com foco na performance com o lançamento da nova Ford Ranger Raptor, uma picape média com potência e preço de picape grande: R$ 448.600.

Desenvolvida pela Ford Performance, esta versão não chega da Argentina como as demais, mas da Tailândia. Seu chassi é modificado com foco no desempenho, inspirado no comportamento dos veículos utilizados na corrida de 1000 Milhas de Baja, no deserto mexicano.

Ford Ranger Raptor_5
(Divulgação/Ford)

A Ranger Raptor vem explorar um segmento pouco visto no Brasil atualmente, o de picapes esportivas. A principal rival direta é a Toyota Hilux GR-Sport, que tem suspensão preparada mas apenas 224 cv. Também é a Ram 1500 Rebel, com V8 de 400 cv mas sem preparação para off-road extremo.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de não ser a mais potente, a nova Ranger esportiva pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, de acordo com a Ford. É mais rápida que os 6,4 s declarados para a 1500 Rebel e os 6,9 s declarados para a Rampage. Tudo graças ao motor V6 3.0 biturbo com injeção direta a gasolina, que gera 397 cv e 59,45 kgfm. O câmbio ainda é o automático de 10 marchas com opcional de troca de marchas manual.

Continua após a publicidade
Ford Ranger Raptor_1
(Divulgação/Ford)

Há 7 modos de condução, sendo 3 deles inéditos no Brasil. Os já conhecidos são: Normal, Lama/Terra, Escorregadio e Areia. Agora, a picape também terá o Rock Crawl, focado para controle em baixas velocidades, o Esportivo, que o nome já o define, e o Baja, que é um modo exclusivo focado em performance.

Ainda há equipamentos com foco em performance, como os amortecedores de competição, diferenciais dianteiro e traseiro blocante e protetores inferiores de alta resistência feitos com chapas de aço que protegem componentes vitais do veículo. Outro destaque para o carro está na sua capacidade de imersão de 850 mm, 0,5 cm maior que a de outras Ranger.

Continua após a publicidade
Ford Ranger Raptor_3
(Divulgação/Ford)

Para mostrar que é diferente de outras versões “normais” da Ranger, a Raptor é maior que suas irmãs em quase todos os eixos: 5,36 m de comprimento (1 cm maior), 2,20 m de largura (19,3 cm), 1,92 m de altura (4 cm) e apenas o entre-eixos com o mesmo tamanho, 3,27 m.

O visual também é único, pensado para dar maior exclusividade ao carro. Na frente é possível observar uma grade de aço preta com a escrita “Ford” bem grande de um lado ao outro. Há também faróis em LED matriciais duplos, capô com curvas musculosas e um protetor dianteiro na cor prata.

Continua após a publicidade
Ford Ranger Raptor_6
(Divulgação/Ford)

As laterais seguem com as curvas musculosas que dão ar de robustez ao carro e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta com 33 polegadas de diâmetro para melhor desempenho off-road. Há ainda adesivos na lateral traseira com a escrita “Raptor”.

Ford Ranger Raptor_7
(Divulgação/Ford)

A traseira não há muitas novidades, apenas lanternas em LED e duas grande saídas de escapamento. A caçamba também deve ser exaltada, equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para instalação de acessórios nas laterais.

Ford Ranger Raptor_8
(DIvulgação/Ford)

A cabine tem volante marcado por detalhes na cor laranja, borboletas para troca de marcha, além de botões para ajustes na direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo de condução do veículo.

Continua após a publicidade

Interior Ranger Raptor_1

O painel possui duas grandes telas, sendo uma de instrumento digital e outra de infoentretenimento, ambas são de 12,4 polegadas. Os bancos também são esportivos e em forma de concha, são revestidos em couro e suede com inspiração em aviões de combate. Além disso, eles ainda são equipados com 10 níveis de ajuste elétrico.

Interior Ranger Raptor_3
(Divulgação/Ford)

A Ford Range Raptor é o 9º de 10 lançamentos da marca programados para o Brasil neste ano. Porém, a Ford informou que algumas mudanças inesperadas aconteceram e o 10° lançamento previsto (que seria o Mustang Dark Horse) para este ano foi adiado para o início de 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.