Ford Ranger terá duas novas carrocerias, versão híbrida plug-in e SUV até 2027
Em meio aos 20 lançamentos da Ford até 2027, quem mais vai sair ganhando é a Ranger, com novas carrocerias e seu SUV, o Everest
Após fechar 2025 com 10 lançamentos no Brasil, a Ford anunciou que terá 20 lançamentos por aqui até 2027. Entre modelos inéditos, reestilizações, novas versões e possíveis séries especiais, são esperados o lançamento do Territory híbrido plug-in, novas versões da Transit, da F-150 e do Mustang. Mas a maior beneficiada será a Ranger.
A picape média, que viu suas vendas crescerem 9% no Brasil em 2025, terá sua linha ampliada com duas novas carrocerias, além de finalmente ganhar uma versão SUV, o Everest.
A fábrica da Ford Ranger em General Pacheco, na Argentina receberá um investimento extra de US$ 170 milhões (R$ 914 milhões), que complementará os US$ 700 milhões (R$ 3,76 bilhões) já investidos no período de 2021 a 2025 para a modernização completa da planta para a nova geração da Ranger. Agora, o motivo será ampliar a capacidade e a gama de versões da picape.
A fábrica de Pacheco deve registrar um recorde de produção em 2025, com 76.000 unidades, e é previsto um aumento do ritmo para mais de 80.000 unidades anuais em 2026.
Ranger híbrida plug-in
Uma das novidades confirmadas é a Ranger PHEV, mas seu lançamento será apenas em 2027. A Ford trabalha no desenvolvimento de um motor turbo flex para a picape, que já existe em outros mercados combinando um o motor 2.3 EcoBoost a gasolina com um motor elétrico de 102 cv. Juntos, eles entregam 279 cv de potência e um torque combinado de 70,3 kgfm. A Ford mostrou duas unidades distintas, das versões Stormtrack e Wildtrack, para ilustrar a novidade.
Para efeito de comparação, a Ranger PHEV é mais potente que a Ranger V6 turbodiesel disponível no mercado brasileiro, que tem 250 cv e gera 61,2 kgfm. A picape híbrida supera até a Ranger Raptor V6 3.0 biturbo, que apesar dos 393 cv, entrega 59,44 kgfm de torque.
Sendo um híbrido plug-in, a picape pode ser recarregada na tomada. A bateria de 11,8 kWh garante uma autonomia de até 50 km em modo puramente elétrico, permitindo rodar na cidade sem consumir combustível.
Ranger raiz voltada para o trabalho
As duas novas opções de carroceria são as cabine simples e chassi-cabine, voltadas ao público comercial e apresentadas na Fenatran de 2024. São versões para uso com equipamentos ou no trabalho pesado, que Ranger chegou a ter nas gerações passadas. Elas podem ser vendidas exclusivamente pela divisão comercial da Ford, a Ford Pro.
Debaixo do capô, as Ranger mais simples utilizarão o mesmo motor 2.0 turbodiesel das versões XL, XLS e Black. Ele gera 170 cv e 41,2 kgfm de torque. Porém, sempre com câmbio manual de seis marchas.
Everest, o SUV da Ranger
O Ford Everest já está à venda na Argentina, mas importado da Tailândia e apenas com o motor 2.3 Ecoboost de 300 cv. Este seria um balão de ensaio para o SUV baseado no mesmo chassi da Ranger começar a ser fabricado por lá a partir de 2026. A intenção da Ford é roubar uma parcela das vendas do Toyota SW4, também feito na Argentina.
A expectativa é que a produção local do Everest leve à criação de versões com o motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv, mas a produção local da Ranger PHEV também poderia resultar em um Everest com o mesmo conjunto mecânico. Mas este seria um lançamento para 2027 ou até mesmo para depois, para o próximo ciclo de lançamentos da Ford.

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