A Ford aproveitou o Goodwood Festival of Speed para apresentar o que tem de melhor para o off-road esportivo. A montadora revelou no evento, que ocorre no Reino Unido, a nova “picape” Raptor T1+, que será a sua representante no Rally Dakar.
A picape é fruto de um desenvolvimento conjunto entre a Ford Performance, divisão esportiva da Oval Azul, a Red Bull e a M-Sport, empresa de engenharia automobilística e parceira da Ford. Mas de picape, vale dizer, o veículo só tem o nome, já que adota uma carroceria pensada para as competições inspirada nos modelos com caçamba.
De especial, a Raptor T1+ carrega uma motor V8 8.5, baseado no famoso Coyote do Mustang. Infelizmente, a Ford não divulgou qual a sua potência e torque, mas vale ressaltar que no Mustang, o motor chegou a 507 cv e 57,8 kgfm.
Entre as mudanças feitas no motor, a Ford destaca o novo sistema de lubrificação por cárter seco e um “escapamento ajustado”, feito sob medida para o Dakar.
Há ainda um chassi espacial de aço T45 e uma carroceria feita em fibra de carbono. Para aguentar os ralis mais severos do mundo, a “picape” tem suspensão de duplo triângulo na dianteira e traseira e amortecedores ajustáveis da Fox em cada uma das quatro rodas.
As rodas são de 17×8,5 polegadas e calçadas com pneus todo-terreno de 37 polegadas. Para parar a picape de 2.010 kg, a Ford usou freios com discos ventilados Alcon dianteiros e traseiros de 355 mm e pinças monobloco de seis pistões.
De acordo com os fabricantes, a Raptor T1+ tem uma distância em relação ao solo de 40 cm e 70º de ângulo de ataque, enquanto as rodas têm um curso de até 35 cm.
A picape será pilotada por quatro equipes em diferentes ralis pelo mundo e até agora, duas duplas foram selecionadas. A primeira será formada por Carlos Sainz Sr., pai do Carlos Sainz Jr., atual piloto da Ferrari na F1, além do navegador Lucas Cruz. Enquanto a segunda dupla será composta pelo piloto Nani Roma e o Alez Haro.
A primeira missão da Raptor T1+ será no Baja Hungria, em agosto. Ainda este ano, no mês de outubro, ela competirá no Rally de Marrocos e, em janeiro de 2025, fará sua estreia no famoso Rally Dakar.
“Já completamos 10.000 km (6.200 milhas) de testes em algumas das condições mais adversas que pudemos encontrar, por isso nos sentimos prontos para enfrentar este desafio final, começando na Baja Hungria no próximo mês”, disse o o diretor da M-Sport, Matt Wilson