A Ford está gostando de reaproveitar nomes clássicos em veículos elétricos. Depois do Mustang Mach-E, por exemplo, é o Courier que está de volta, bem diferente da picape compacta vendida no Brasil. O Ford E-Transit Courier é a variante a baterias do menor furgão da fabricante, e chega compartilhando mecânica com o inédito Ford Puma EV, que se tornará um utilitário esportivo.
Diferente do que fez com outros elétricos, como o recém-anunciado Explorer EV, a Ford não irá compartilhar a plataforma do E-Transit Courier com a Volkswagen. A solução será 100% caseira, usando um pacote de bateria ainda não especificado junto a um único motor elétrico dianteiro, que entrega 136 cv. A tração é sempre dianteira e a velocidade máxima é limitada em 145 km/h.
Embora ainda não tenha sido divulgada a capacidade da bateria, a Ford informou que ela poderá ser carregada totalmente em cerca de 5h30, usando corrente alternada a 11 kW. A potência de carregamento pode chegar aos 100 kW em corrente contínua, levando as células de 10% a 80% em apenas 35 minutos. Em apenas 10 minutos na tomada é possível adicionar 87 km de alcance ao veículo comercial.
Mesmo que a novidade seja o modelo elétrico, o Transit Courier também será oferecida em versões a combustão, com os motores 1.0 EcoBoost a gasolina de 125 cv e o 1.5 EcoBlue a diesel de 100 cv.
No design, o modelo ganhou uma dianteira ao melhor estilo EV. A grade fechada traz adornos em cinza, contrastando com o fundo preto. Os faróis estão na lateral da grade e, na parte superior, há DLRs finos e estilosos e uma barra luminosa no centro, mas que não chega a interligá-los.
Porém, a maior novidade está nas dimensões: o Courier cresceu e agora mede 4,28 m, com capacidade de carga que acompanha o aumento espacial. O baú mede 1,8 m, mas pode ser expandido para até 2,66 m se o cliente optar pelo anteparo que estende o comprimento.
Tanto o modelo elétrico, como os a combustão terão o mesmo volume para carga, afirma a montadora. Todos eles também estarão disponíveis em versões simples ou de cabine dupla. Uma versão de passageiros será lançada posteriormente
Outra mudança mudança notável é o aumento das bitolas, que permite ao E-Transit Courier acomodar dois pallets de padrão europeu lado a lado no baú. A versão elétrica também traz um pequeno bagageiro de 44 l na dianteira.
Por dentro, a Ford preparou um quadro de instrumentos digital integrado com uma central multimídia Sync 4 de 12,3”. Nela é possível agendar carregamentos ou então ativar o modo de condução com apenas um pedal.
O Ford E-Transit Courier ainda não tem data certa para começar a ser vendida na Europa, mas é provável que ela chegue só em 2024, um pouco depois das versões a combustão. Embora as vendas de vans elétricas correspondam a apenas 7% do segmento, a Ford aposta que esse número aumente 75% até o fim da década, por isso oferecerá condições especiais, como adesão de dois anos à sua rede de carregamento, para quem encomendar seu novo modelo.