Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford se desculpa por anúncio com mulheres amarradas

Peça teria caído na Internet sem autorização

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h20 - Publicado em 26 mar 2013, 19h30
fabricantes

A Ford chamou sua agência global de publicidade, a JWT, para formalizar um pedido de desculpas públicas pelos anúncios do modelo Figo, desenvolvidos para o mercado indiano. Uma das peças mostrava caricaturas do premiê italiano Silvio Berlusconi com a mensagem “deixe suas preocupações para trás com o extragrande porta-malas do Figo”. O problema está justamente no compartimento de bagagens, que tinha três mulheres com trajes sensuais completamente amarradas e amordaçadas.

Segundo a marca, a campanha publicitária não foi aprovada e nem chegou a ser veiculada, mas acabou sendo publicada na página da JWT indiana. Os anúncios ganharam o mundo depois de alguns sites especializados em publicidade terem reproduzido o conteúdo.

“Os desenhos contrariam os padrões de profissionalismo e decência da Ford e de nossos sócios. Estamos revisando os processos de aprovação e de supervisão para garantir que algo assim não volte a ocorrer”, afirmou a montadora em comunicado oficial.

O WPP Group, atual dono da JWT, e a Ford Índia ainda classificaram o anúncio como “de mau gosto e contrário aos padrões de profissionalismo e decência estabelecidos dentro das duas empresas”, garantindo que ele “nunca deveria ter sido criado e muito menos ter vazado na internet”. A Índia está sofrendo para combater o crescente número de casos de estupro contra mulheres.

Além da peça com Berlusconi, a campanha tinha anúncios mostrando Paris Hilton com suas amigas e o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, este levando os ex-rivais Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso no porta-malas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.