A Ford parece estar longe de se ver livre de problemas causados pelo câmbio Powershift. Disponível em modelos da marca desde 2008, a transmissão automatizada de dupla embreagem tem sido alvo de inúmeras ações judiciais em todo o mundo, incluindo o Brasil. Agora, chegou a vez de o mercado australiano se mobilizsofre ar a respeito do equipamento, acusando a marca de “desrespeitar a garantia legal prevista na legislação do consumidor australiano”.
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De acordo com a imprensa local, a Ford Austrália sofre uma ação coletiva decorrente de proprietários insatisfeitos com a transmissão Powershift, alegando que a mesma não é segura por provocar acelerações abruptas, demora nas respostas e dificuldade em paradas, exigindo maior esforço e espaço para frenagens. Diante disso, os consumidores pedem, em juízo, o ressarcimento do valor total pago pelos veículos acrescido de uma compensação de danos morais e despesas extras. Em 2007, a marca estendeu a garantia de 47.000 carros no mercado australiano por assumir o mau funcionamento do câmbio.
NA AMÉRICA
Nos Estados Unidos, a Ford enfrenta problemas com a transmissão automatizada desde 2011. Na ocasião, após inúmeras denúncias coletivas e individuais ao NHTSA (órgão que regulamenta o tráfego norte-americano), a marca enviou um comunicado de reparo aos concessionários sobre as possíveis avarias do Powershift presente no Fiesta.
No Brasil, a fabricante admitiu os casos de mau funcionamento do câmbio que, além da anormalidade nas acelerações e reduções, apresenta ainda superaquecimento, barulhos, trepidações e necessidade de trocas prematuras do kit de embreagem. Com isso, os proprietários dos modelos afetados (EcoSport, New Fiesta e Focus) serão notificados sobre reparos gratuitos e receberão a extensão da garantia de três para cinco anos — ou 160.000 km rodados.