Antigo líder incontestável do segmento dos utilitários esportivos no mercado brasileiro, o Ford EcoSport perdeu muito terreno com os lançamentos de 2015. Além de se ver atrás de Honda HR-V e Jeep Renegade no mês a mês, ele também tem visto o reestilizado Renault Duster se aproximar perigosamente no acumulado anual.
Para tentar reverter essa situação, a marca norte-americana já anunciou: vai lançar uma nova versão do EcoSport nas próximas semanas. A configuração terá o conhecido bloco 1.6 flexível de quatro cilindros (115/110 cavalos de potência) atrelado ao câmbio Powershift, até então exclusivo para as versões equipadas com motor 2.0 flex de quatro cilindros.
De acordo com a Ford, o objetivo é fazer com que esta nova opção seja a de melhor custo-benefício na categoria. Não foram mencionados valores, mas, tomando como parâmetro o próprio EcoSport, a versão dotada de câmbio Powershift com o menor preço é a SE 2.0, que sai por R$76.700. É possível supor, portanto, que o preço da novidade fique um pouco acima de R$ 70 mil.
Por enquanto, o modelo da Honda conta com câmbio CVT a partir da versão de entrada LX, saindo por R$ 77.400 (com motor 1.8 de 132/130 cv). Já o utilitário da Jeep, com transmissão automática de seis marchas e motor 1.8 de 132/130 cv, parte de R$ 76.900. Por fim, o Duster tem a opção Dynamique 2.0 (148/143 cv) com câmbio automático de quatro marchas por R$ 76.390.
– Comparativo: qual o melhor SUV do Brasil?
– Comparativo: a nova geração de SUVs compactos