“Fórmula 1 elétrica” inicia venda de ingressos para a etapa de São Paulo
Capital paulista receberá, em março de 2023, a primeira corrida da Fórmula E em solo brasileiro — com direito a carros ainda melhores
![AUTODROMO HERMANOS RODRIGUEZ, MEXICO - FEBRUARY 12: Pascal Wehrlein (DEU), Tag Heuer Porsche, Porsche 99X Electric, leads Andre Lotterer (DEU), Tag Heuer Porsche, Porsche 99X Electric, Edoardo Mortara (CHE), ROKiT Venturi Racing, Silver Arrow 02, Jean-Eric Vergne (FRA), DS Techeetah, DS E-Tense FE21, and the rest of the field at the start during the Mexico City ePrix at Autodromo Hermanos Rodriguez on Saturday February 12, 2022 in Mexico City, Mexico. (Photo by Carl Bingham / LAT Images)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Formula-E-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Principal competição de carros elétricos do mundo, a Fórmula E detalhou, nesta quinta-feira (13), seus planos para a cidade de São Paulo. A primeira corrida da categoria no Brasil ocorrerá no início do ano que vem e os ingressos já estão à venda. Além disso, um contrato para outras quatro edições foi firmado.
O e-Prix — como é chamado o grande prêmio da Fórmula E — de São Paulo acontece no dia 25 de março, no sambódromo do Anhembi. Segundo a prefeitura da capital paulista, o local foi escolhido por questões técnicas; além disso, há a possibilidade de aproveitar parte da estrutura de quando o Anhembi sediava corridas da Fórmula Indy.
“Não há dinheiro novo no investimento da Prefeitura para realização do evento. O que tem da nossa parte é estrutura e logística. Vamos usar a estrutura que foi utilizada na Fórmula Indy”, disse o diretor-presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires. Segundo o executivo, a expectativa é que o evento gere impacto de US$ 120 milhões na cidade.
![Circuito de Jacarta da Fórmula E Imensa maioria dos circuitos são urbanos e bem mais curtos que equivalentes da Fórmula 1](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Formula-E-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Melhor Fórmula E de todas?
O primeiro lote de ingressos para o eP de São Paulo já está à venda, com preços que partem de R$ 187,50 (meia-entrada). Além da corrida, o bilhete dá direito a um pequeno festival que ocorrerá durante a competição. Sempre relacionados a tecnologia e sustentabilidade, os eventos incluem shows ao vivo, arena de videogames e outras opções de entretenimento.
![Formula E (6) eP de São Paulo receberá os carros de terceira geração, mais leves e potentes](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Formula-E-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ao contrário de Interlagos e suas várias arquibancadas, o circuito do Anhembi terá assentos concentrados na reta principal, de modo que todos os lugares permitem ver a linha de chegada. Isso tem a ver com dimensão reduzida das pistas da Fórmula E, que costumam ter comprimento na casa de 2 km por conta da autonomia dos carros.
Sem a variação de altitude do icônico Autódromo de Interlagos, a pista da F-E se destacará por três grandes retas, conectadas por chicanes e curvas fechadas. São elementos ideais para aproveitar o novo regulamento da competição, que estreia na próxima temporada.
![sao-paulo-map Traçado do circuito paulistano de Fórmula E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/sao-paulo-map.png?&w=1024&crop=1)
Os novos monopostos agora chegam aos 322 km/h e contam com frenagem regenerativa tão forte que os carros não trazem freios hidráulicos traseiros. O motor de 470 cv tem 95% de eficiência — alegadamente o mais eficiente do mundo.
![Formula E (5) Velocidade de Fórmula 1 em um mundo totalmente novo para os fãs das pistas](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Formula-E-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ao todo, 22 pilotos correrão representando 11 equipes. Entre os brasileiros, há o mineiro Sérgio Sette Câmara defendendo a chinesa NIO 333 e Lucas Di Grassi, pela indiana Mahindra Racing. Di Grassi foi campeão da temporada 2016-17 da Fórmula E e afirmou ter sido quem mais lutou para levar a competição a São Paulo, superando um lobby para que a etapa brasileira ocorresse no Rio de Janeiro ou em Brasília.