Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fórmula 1: sábado mostra que GP de Interlagos é amado no Brasil e no mundo

Tempo firme e domínio de Max Verstappen ditam o tom, mas traçado sedutor de Interlagos é capaz, mesmo assim, de arrancar suspiros na corrida Sprint

Por Eduardo Passos
4 nov 2023, 19h04
Fim de semana de Fórmula 1 só não terá mais gente porque não cabe (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo ainda nem chegou, mas já dá para ver que a Fórmula 1 segue, cada vez, uma obsessão nacional. Com sol e nem sinal da chuva assustadora do dia anterior, o sábado (4) foi de animação e, quem diria, vitória de Max Verstappen, da Red Bull, na corrida Sprint.

Apesar da pole de Lando Norris (McLaren), o holandês arrancou incrivelmente bem e, já na entrada do S do Senna, liderava a prova. Foram 24 voltas de perseguição, mas o tricampeão mundial levou os oito pontos para casa. Norris ficou em 2º lugar e Sergio Pérez (Red Bull) veio em 3º. 

O mexicano abre 20 pontos de pontos de Lewis Hamilton (Mercedes) na vice-liderança do campeonato. Mesmo assim, seus 240 pontos não chegam à metade dos incríveis 491 do companheiro de equipe.

Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (3)
Max Verstappen, da Red Bull, venceu de novo, mas não conseguiu abrir muita vantagem (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todo mundo ama Interlagos

Na era das pistas em paraísos artificiais e muito foco na mídia, a paixão que o circuito brasileiro desperta, no mundo todo, não é por saudosismo. Mesmo entre os “moderninhos”, o autódromo paulistano parece ser, quase unanimemente, o favorito do calendário.

Continua após a publicidade

O público do fim de semana deve exceder as 250.000 pessoas, talvez superando a marca do ano passado. Não é por falta de interesse, entretanto, mas de espaço: na parte externa do circuito, toda área útil já tem arquibancadas há um bom tempo. Restou à organização tentar alocar mais gente no “miolo”, a parte interna do traçado — e, aos fãs, comprar os tíquetes antes que evaporassem das bilheterias ou usar dos contatos para acessar as áreas VIP.

Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (3)
Lewis Hamilton não brilhou, mas segue querido e se inspirando em Ayrton Senna (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em alguns momentos, até parecia a F1 romântica (leia-se precária), mas na parte boa. Quando os carros largaram, a multidão nos diversos setores se juntou o mais perto possível da grade, à moda da geral. Sem muita emoção no campeonato ou política para se misturar à torcida, o foco era admirar os carros mais incríveis do mundo.

Todavia, o saudosismo é inevitável em Interlagos, onde Ayrton Senna tem sua foto pintada em um gigantesco mural e ainda batiza as primeiras curvas da volta, que exigem perícia. Foi saindo delas que Esteban Ocon, da Alpine, errou e provocou a primeira batida desse ano.

Continua após a publicidade
Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (2)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Talvez pela chuva que lavou a borracha na sexta-feira (3), a aderência parecia baixa no início do treino que definiu o grid de largada da Sprint. As “traseiradas” estavam comuns no fim da descida do “S”, e Ocon foi o azarado que não conseguiu controlar seus mais de 1.000 cv. 

Sem controle, bateu na roda da Aston Martin de Fernando Alonso e acertou o muro da Reta Oposta. Não houve muito susto, mas veio a bandeira vermelha. O francês ainda negou a óbvia imperícia que causou a batida e o espanhol só lamentou estar “no lugar errado na hora errada”.

Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023
Atingido por Esteban Ocon, Fernando Alonso voltou para os boxes com um pneu furado e sem calota (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mas Ocon estava de volta para a largada, e as 24 voltas da corrida Sprint foram completadas sem nenhum abandono. Os 20 pilotos brigaram bastante e nem Verstappen conseguiu abrir muita distância, já que sofreu com desgaste dos pneus.

Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (2)
Ferrari segue em busca de algo melhor no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Daí em diante, Interlagos sustentou o entusiasmo por suas virtudes. Descidas e subidas e, principalmente, curvas com espaço para ultrapassagens dos F1 cada vez maiores garantiram uma mini-corrida excepcionalmente emocionante. Verstappen logo passou Norris e foi atacado por George Russel (Mercedes), que perdeu o segundo lugar para o conterrâneo. Pérez buscou a terceira posição e Hamilton sofreu com Charles Leclerc e até Yuki Tsunoda (AlphaTauri).

Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023 (1)
O campeão absoluto venceu no sábado, mas seu favoritismo para o domingo pode ser menor do que parece (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Resultado da corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo 2023

Max Verstappen Red Bull/Holanda
Lando Norris McLaren/Reino Unido
Sergio Pérez Red Bull/México
George Russel Mercedes/Reino Unido
Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
Carlos Sainz Ferrari/Espanha
Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
11º Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
12º Lance Stroll Aston Martin/Canadá
13º Pierre Gasly Alpine/França
14º Esteban Ocon Alpine/França
15º Alex Albon Williams/Tailândia
16º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
17º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China
18º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
19º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
20º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos

 

Não foi possível se desprender da corrida em momento algum, já que a imprevisibilidade se mantinha. Os torcedores faziam um barulho que se locomovia pelo traçado junto aos carros de seus favoritos. Os estrangeiros admitiam, em grande número, que o circuito brasileiro não é só o melhor, mas até o “padrão-ouro” para se construir um autódromo de Fórmula 1, disse um inglês. Ao menos na parte onde os carros passam.

No fim das contas, mais uma vitória do holandês, mas com a sensação de que o domingo promete. Verstappen tem a pole com Leclerc logo atrás. Na segunda fila, as Aston Martin de Lance Stroll e Alonso, respectivamente. Hamilton é o quinto e Norris herdou a sexta posição de Russel, punido.

Do céu ao asfalto, em Interlagos não há garantias. Nada acontece, até que vem tudo de uma vez. As previsões mais seguras para o domingo são apenas de sol, relativo frio, autódromo abarrotado e 72 voltas em que muito pode acontecer.

Continua após a publicidade

Grid de largada do Grande Prêmio de São Paulo 2023, no domingo

Max Verstappen Red Bull/Holanda
Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
Lance Stroll Aston Martin/Canadá
Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
Lando Norris McLaren/Reino Unido
Carlos Sainz Ferrari/Espanha
George Russel Mercedes/Reino Unido
Sergio Pérez Red Bull/México
10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
11º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
12º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
13º Alex Albon Williams/Tailândia
14º Esteban Ocon Alpine/França
15º Pierre Gasly Alpine/França
16º Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
17º Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
18º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
19º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos
20º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China

 

  • Quando: domingo, às 14h
  • Onde assistir: Band (TV aberta), BandSports (TV paga), F1 TV (streaming), Bandnews FM (rádio)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.