Fórmula E começa a utilizar pitstop com recarga de bateria
Carros recuperarão 10% da energia depois de uma recarga ultrarrápida de 30 segundos
 
									Após dois anos de atraso, a Fórmula E anuncia que os carros agora terão um recurso de pitstop com recarga da bateria, batizado como PIT BOOST. Será obrigatório para uma das corridas de uma rodada dupla e fará sua estreia no E-Prix de Jeddah (Arábia Saudita), nos dias 14 e 15 de fevereiro.
O recurso deveria ter estreado em 2023 e acabou adiado para resolver uma série de dificuldades encontradas após a troca da bateria feita em 2022. Isto criou um efeito dominó, mexendo no calendário para que a categoria pudesse realizar novos testes com o equipamento e garantir que a bateria suportaria uma carga rápida.
A recarga será feita por uma estação que fornecerá 600 kW durante 30 segundos, o suficiente para que o carro receba um total de 3,85 kWh, o que é 10% da capacidade da bateria de 51 kWh. Como comparação, o carregador mais rápido disponível nas ruas é de 350 kW, enquanto um carro como o Hyundai Ioniq 5, um dos que têm a recarga mais rápida no momento, precisa de 2,5% para recuperar 10% da carga total.
Recarregar o veículo faz com que as corridas fiquem bem diferentes. Assim como em outras categorias, o momento exato para fazer o pitstop torna-se parte da estratégia, ainda mais considerando que a energia extra permitirá que os veículos andem em um ritmo mais rápido, sem ter que economizar a carga da bateria.
Para fazer com que a recarga tenha efeito sobre a corrida, a Fórmula E determinou que a parada será obrigatória nas corridas designadas e que funcionará de forma diferente do Modo de Ataque. A organização diz que o pitstop levará cerca de 34 segundos, sendo que 30 segundos são do tempo de recarga.
Assim como em outras categorias, apenas um carro de cada equipe poderia fazer o pitstop de recarga por vez, evitando filas e lidando com o espaço limitado do pitlane. A parada será feita em uma janela específica, determinada pelo status de carga do veículo. Isto será determinado pela FIA e será compartilhado com as equipes 21 dias antes de cada etapa.


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