Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Foxconn, fabricante do IPhone, também está interessada na Nissan

Empresa taiwanesa já ensaia sua entrada no setor automotivo há um tempo e agora quer atravessar as negociações entre Honda e Nissan

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 21 dez 2024, 19h10 - Publicado em 21 dez 2024, 11h00
Foxconn todos os modelos
 (Foxconn/Divulgação)
Continua após publicidade

A situação da Nissan é delicada. A empresa está se separando da Renault, com que mantém uma aliança, e também viu seus custos operacionais caírem 90% entre abril e setembro, muito disso por conta da queda nas vendas em seus principais mercados (América do Norte, Japão e China). Isso chamou a atenção da Honda, que já iniciou conversas com a rival para se fundirem. Porém, a taiwanesa Foxconn, famosa por ser a fabricante do iPhone, está interessada em atravessar essa negociação.

A informação vem do Wall Street Journal, que ouviu fontes anônimas “familiarizadas com o assunto”. Segundo elas, a Foxconn está muito interessada na expertise da Nissan na fabricação e design de veículos, já que a empresa tem um sonho antigo de entrar no setor automotivo.

A seu favor, a Foxconn tem o ex-executivo da Nissan, Jun Seki, atual diretor de estratégia para carros elétricos da empresa. O desejo dos taiwanesa de entrar no setor é tão grande, que eles até já se comprometeram a investir U$ 250 milhões em um parque industrial de componentes para elétricos no Vietnã. Eles também já lançaram os conceitos  Model C, Model V e Model B, esse último com design assinado pela Pininfarina. Nenhum chegou às linhas de produção.

Foxconn Model C
Foxconn Model C foi um dos protótipos anunciados pela empresa (Foxconn/Divulgação)

É justamente na fabricação de chassis e desenvolvimento de design que a Foxconn não tem muita experiência, e a Nissan entraria para suprir essa necessidade. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa planeja terceirizar o design e a produção dos carros, algo semelhante à maneira que ela produz os IPhones da Apple.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Apesar do interesse da Foxconn, esse burburinho serviu, justamente, para que a Honda acelerasse as negociações para anexar a Nissan. O negócio seria um facilitador para ambas as partes no desenvolvimento de carros elétricos, que está bem atrasado.

Foxconn Motel V
Model V é a picape que a Foxconn também revelou como conceito (Foxconn/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Nissan, embora tenha lançado o Leaf, deixou o carro ficar obsoleto e foi passada para trás por outras montadoras. A Honda nunca teve um elétrico de relevância e até fez uma parceria com a GM, que deu origem aos modelos Prologue e Acura ZDX, ambos feitos com a plataforma Ultium. Porém, esse acordo foi encerrado depois de dois anos.

Foxconn Model B
Model B foi o terceiro conceito da marca, mas nenhum entrou em produção (Foxconn/Divulgação)

Outro detalhe importante é que a negociação com a Honda também poderia incluir a Mitsubishi, cuja a qual a Nissan detém 24% das ações. Se essa união se concretizar, estaríamos diante do terceiro maior conglomerado automotivo do mundo, ficando atrás apenas da Toyota e do Grupo Volkswagen.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.