Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Futuro híbrido nacional, Lecar 459 tem preço antes mesmo de ter fábrica

Fábrica ficará pronta apenas daqui a dois anos, mas a Lecar já aceita reservas para garantir o preço promocional de R$ 147.990

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 set 2024, 19h43 - Publicado em 20 set 2024, 17h58
novo lecar 459_page-0004
 (Lecar/Divulgação)
Continua após publicidade

Com a promessa de fabricar o primeiro carro híbrido com projeto nacional, a Lecar anunciou a construção de sua fábrica há um mês. Será em Sooretama, no Espírito Santo. A pedra fundamental ainda não foi lançada, mas a inauguração está prevista para agosto de 2026. Mesmo assim, o primeiro carro da marca já tem preço e está em pré-venda.

O chamado Lecar 459 Híbrido está em sua segunda proposta de design, com visual inspirado em carros da Tesla. O preço deste carro híbrido? Mais barato que um VW Virtus Exclusive: R$ 147.990. É uma pechincha para um carro que promete 1.000 km de autonomia, mas ainda falta pelo menos dois anos para a produção começar.

Lecar
(Lecar/Reprodução)

De acordo com a fabricante, o preço de R$ 147.990 para o Lecar 459 é promocional e só vale para quem fizer a reserva mediante o pagamento de R$ 1.300 em seu site.

novo lecar 459_page-0002
(Lecar/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Lecar, inclusive, já mudou radicalmente o projeto do carro. A empresa surgiu no final de 2023 prometendo um carro elétrico e a primeira proposta de design (que até ganhou um protótipo) não era nada interessante.

novo lecar 459_page-0003
(Lecar/Divulgação)

Este que promete ser o Lecar 459 de produção será um híbrido série, ou seja, que terá motor a combustão apenas para gerar energia para alimentar um motor elétrico.

Continua após a publicidade

A mecânica já está definida. Será impulsionado por um motor elétrico traseiro da HEPU Power, com 163 cv de potência e 26,3 kgfm. A energia será gerada pelo mesmo motor do Renault Kardian, um 1.0 turbo de 122 cv da Horse (empresa da Renault e da Geely e responsável pela fabricação de motores), que acionará um gerador WEG de 50 kW.

novo lecar 459_page-0005
(Lecar/Divulgação)

O motor elétrico não necessariamente consome toda a energia gerada, então as sobras seriam acumuladas em uma bateria de 18,4 kWh da marca Winston. A Lecar promete uma autonomia combinada de 1.000 km e também promete 0 aos 100 km/h em 10,9 segundos, mas tudo isso é estimado e poderá mudar bastante até que o primeiro protótipo fique pronto.

Continua após a publicidade
Previsões da futura fábrica da Lecar
Previsões da futura fábrica da Lecar (Lecar/Divulgação)

Também é possível que mude o fato de ser impossível recarregar sua bateria em tomadas, porque o projeto simplesmente não contempla um bocal de carregamento. Ou seja, da forma como está apenas o motor flex pode recarregar a bateria.

Continua após a publicidade

O porte do Lecar 459 é de sedã médio: tem 4,35 m de comprimento; 1,82 m de largura; 1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O peso fica na casa dos 1.396 kg e, segundo a marca, o porta-malas terá 530 l de capacidade.

Maquete de como seria o novo chassi do Lecar 459
Maquete de como seria o novo chassi do Lecar 459 (Nicolas Tavares/Quatro Rodas)

De acordo com a Lecar, seu carro híbrido brasileiro também contaria com sistema completo de ADAS, com sistema de permanência de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de frenagem de emergência e mais. Ainda assim o índice de nacionalização seria de 83%.

O Lecar 459 ainda terá garantia de 3 anos, na média do mercado, mas a garantia da sua bateria será de 10 anos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.