GAC Motor anuncia chegada ao Brasil com fábrica para enfrentar BYD e GWM
Chinesa investirá R$ 5,4 bilhões para ter fábrica e centro de desenvolvimento no país; primeiros modelos já rodam em testes
A China continua a olhar muito para o Brasil e mais uma fabricante está a caminho. A GAC Motor, a quinta maior montadora do mercado chinês, iniciou sua operação brasileira de forma oficial em sua página no LinkedIn e começando a contratar funcionários em diversos cargos. Enquanto isso, já está testando seus primeiros carros em solo nacional.
“Chegamos, Brasil! É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional”, diz a empresa em sua página no LinkedIn, sem dar mais detalhes sobre a operação.
Nos últimos meses, a GAC esteve bem ocupada. Em julho, anunciou um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões pela cotação atual) no Brasil para erguer uma fábrica, um centro de pesquisa e desenvolvimento e armazéns para peças de reposição. A meta é participar do mercado de todas as formas possíveis, produzindo carros com motores a combustão, híbridos e elétricos.
Para dar força a este anúncio de investimento, a fabricante se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin durante uma visita à China em junho. Representantes da marca vieram ao Brasil diversas vezes, procurando um local para construir sua fábrica, antes mesmo de BYD e GWM começarem a vender carros no país. Em 2021, encontrou-se com o governo da Bahia e do Espírito Santo, sem suncesso.
As últimas conversas aconteceram em 2023, quando a empresa fez uma reunião no Amapá com o governador Clécio Luís. Na ocasião, a GAC apresentou alguns dos carros que podem ser vendidos no Brasil. Dois deles foram flagrados por QUATRO RODAS: os elétricos Aion Y Plus e ES.
O primeiro é um SUV compacto com ares de minivan, medindo 4,41 metros de comprimento e com uma autonomia de até 610 km pelo ciclo de testes chinês. Seria um rival para o BYD Yuan Plus, vendido por R$ 235.800. Este modelo já está homologado.
Já o ES é um sedã médio de 4,81 m de comprimento, 20 centímetros mais do que o Toyota Corolla. Também chega aos 610 km pelas medições do governo chinês. Se mirar no BYD Seal, terá um preço por volta dos R$ 299.800 cobrados pelo rival.
A apresentação da GAC para o governo do Amapá revela que a empresa estuda ao menos mais 19 modelos entre híbridos, elétricos e não-eletrificados. Os carros abastecidos com gasolina serão da submarca Trumpchi, como contamos em julho.
Ainda não existe uma data exata para a estreia da GAC no mercado. O ciclo de investimentos anunciado é para, “em cinco anos”, estabelecer sua fábrica e demais complexos. Com todo o trabalho para negociar e nomear concessionários, o lançamento comercial deve acontecer somente em 2025, na melhor das hipóteses.