Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Top Ten: estes carros se tornaram ícones, mas só têm carisma

Poucos, muito raros os chamariam de belos. Mas os carros desta galeria alcançaram a proeza se tornar ícones de seus países.

Por Da Redação
Atualizado em 9 dez 2022, 20h38 - Publicado em 16 dez 2015, 18h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Top Ten estranho carisma
    (Arte/Quatro Rodas)

    Poucos os chamariam de belos. Mas os carros a seguir se tornaram ícones de seus países. Pequenos, simples, criados para serem acessíveis e populares, tiveram como aliado o carisma que despertaram – e ainda despertam.

    Ford Model T
    Ford Model T (Divulgação/Ford)

    Ford T – EUA:

    Eleito Carro do Século XX, ele protagonizou a fabricação em massa do automóvel e motorizou a América. Em boa parte de seus 19 anos de produção (1908-1927), foi vendido só na cor preta.

    Volkswagen Fusca
    Volkswagen Fusca (Divulgação/Volkswagen)

    Fusca – Alemanha:

    Mais famoso projeto de Ferdinand Porsche, o Volkswagen virou marca e personagem da Disney, assegurando o carinho do público quando já era antigo e homenagens modernas, como o Beetle.

    Austin Mini
    Austin Mini (Mini/Divulgação)

    Mini – Inglaterra:

    Se o Austin Seven foi o Modelo T dos ingleses, Sir Alec Issigonis levou a miniaturização a um padrão de excelência em 1959, ao criar um minicarro que se consagrou nos ralis e durou quatro décadas.

    Cirtroën 2cv
    Cirtroën 2CV (Divulgação/Citroën)

    2CV – França:

    Apelidado de guarda-chuva, ele surgiu como proposta de carro de passeio e utilitário para motorizar a França urbana e rural. Produzido de 1948 a 1990, fez da simplicidade mecânica o segredo de sucesso.

    Continua após a publicidade
    Fiat 500 Topolino
    Fiat 500 Topolino (Divulgação/Fiat)

    Fiat 500 – Itália:

    O “Cinquecento” foi um ícone da recuperação da Itália nos anos 50. Mas outro 500, antepassado seu, apelidado com o nome local do Mickey da Disney, “Topolino”, foi uma sensação de 1936 a 1955. 

    Subaru 360
    Subaru 360 (Divulgação/Subaru)

    Subaru 360 – Japão:

    Muito antes da tração integral e da fama nos ralis, houve o 360 (1958-1970). Típico kei jidosha, minicarro com tributação menor, o Subaru parecia um mini-Fusca, com motor bicilindro refrigerado a ar. 

    Gurgel BR-800
    Gurgel BR-800 (Gurgel/Divulgação)

    Gurgel BR-800 – Brasil:

    O BR-800 não foi o primeiro minicarro da visionária Gurgel, mas foi o primeiro 100% nacional – até na mecânica. Tinha um mercado promissor até a Fiat lançar com o Uno Mille, também sujeito a redução de imposto. 

    Volvo PV444
    Volvo PV444 (Divulgação/Volvo)

    Volvo PV444-544 – Suécia:

    Em sua apresentação em 1944, 2300 contratos de compra foram assinados. O entusiasmo não evitaria a demora da fabricação, só em 1947. O projeto durou até 1969 (mais de 445 mil unidades produzidas).

    Continua após a publicidade
    Trabant
    Trabant (VEB/Divulgação)

    Trabant – Alemanha Oriental:

    Se o Fusca virou ícone na Alemanha Ocidental, a queda do Muro de Berlim em 1989 revelou o da Oriental. O Trabant tinha carroceria de plástico e um motor sempre inferior ou próximo a 1.0 litro.

    Zastava Yugo
    Zastava Yugo (Zastava/Divulgação)

    Yugo – Iugoslávia:

    Como vender um compacto da Zastava nos Estados Unidos dos anos 80? Comparando o Yugo na publicidade ao Modelo T e ao Fusca. Carro mais barato daquele mercado, virou piada, mas também ícone iugoslavo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.