Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Lá se vão 35 anos desde o lançamento do Gol: o carro não conseguiu ser tão carismático quanto o Fusca, mas superou o clássico VW nas vendas e permaneceu na liderança do mercado por 27 anos | (Arquivo Quatro Rodas/)
1/24 Lá se vão 35 anos desde o lançamento do Gol: o carro não conseguiu ser tão carismático quanto o Fusca, mas superou o clássico VW nas vendas e permaneceu na liderança do mercado por 27 anos | (Arquivo Quatro Rodas) 2/24 Sua história começou em 1980, quando a VW colocou no mercado um projeto totalmente nacional; com design inovador e muito espaço interno, o Gol revolucionou o segmento de compactos | (Arquivo/Quatro Rodas) 3/24 Inicialmente vendido com o fraco motor 1.300 a ar, o Gol ganharia uma opção 1.600 com carburação dupla pouco tempo depois | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 4/24 De versões populares a esportivas, o Gol se consolidou como o queridinho do Brasil | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 5/24 A reforma visual seria acompanhada da chegada do esportivo GTi, o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 6/24 Com estilo diferenciado e um possante motor AP 2.0, o GTi virou o sonho de consumo de toda uma geração | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 7/24 O interior tem comandos satélite próximos ao painel, bancos Recaro e o clássico volante de quatro bolas | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 8/24 Em 1995, chegava ao mercado a segunda geração do Gol, popularmente conhecida como Bolinha | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 9/24 No lugar das formas quadradas, o estilo arrojado do Gol fez o modelo se manter com folga na liderança de vendas | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 10/24 De versões populares a esportivas, o Gol se consolidou como queridinho do Brasil | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 11/24 A virada do século trouxe o Gol Geração III, que tinha design semelhante a alguns modelos da VW mundial e interior com uma bela iluminação azulada; este é o inovador 1.0 16V Turbo, com 112 cv | (arquivo) 12/24 A versão GTI 2000 foi a última esportiva da linha Gol | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 13/24 Em 2003, o Gol virou o primeiro carro equipado com tecnologia flex do Brasil, podendo rodar com álcool ou gasolina no tanque | (Arquivo Quatro Rodas) 14/24 O ano de 2004 marcou a chegada do Gol Geração 4, nada mais do que uma leve reestilização do veterano modelo de 1995 | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 15/24 Várias séries especiais foram lançadas na Geração 4, incluindo a esportiva Rallye | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 16/24 A maquiagem realizada pela VW não escondia o peso da idade do modelo | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 17/24 O interior tinha saídas de ar redondas, mas visual mais pobre que o Geração III | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 18/24 A maior mudança da vida do Gol aconteceu em 2008: a chegada de um carro totalmente novo exterminou os defeitos de um projeto datado e que vinha perdendo fôlego para concorrentes mais modernos | (Arquivo/Quatro Rodas) 19/24 O design moderno foi inspirado em alguns modelos da VW alemã e caiu no gosto do consumidor brasileiro | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 20/24 A dianteira inspirada no Tiguan tem visual limpo, mesmo com os adereços da versão Rallye | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 21/24 Atrás, o Gol guarda semelhanças com o cupê Scirocco, vendido apenas na Europa | Leia mais (Arquivo Quatro Rodas) 22/24 O painel também evoluiu em comparação ao seu antecessor; em 2011, o carro ganhou a opção de volante multifuncional, idêntico ao usado no Passat CC | (Arquivo Quatro Rodas) 23/24 A última reestilização aconteceu em 2012, quando a VW deu uma atualizada nas linhas do Gol; o carro ganhou a identidade visual adotada pela empresa, com novos faróis, nova grade e para-choques redesenhados | (Arquivo Quatro Rodas) 24/24 Em 2014, veio a notícia bombástica: após 27 anos de reinado no país, o Gol perdeu a liderança de vendas para o Fiat Palio; neste ano, o hatch ainda não conseguiu voltar ao topo, figurando entre os 10 mais vendidos | (Arquivo Quatro Rodas)
Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 - Todos os direitos reservados.
Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.