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Faz 100 anos que a Cadillac lançou o 1º V8 produzido em massa. Instituição americana, símbolo de alto desempenho, o V8 ganhou ainda mais prestígio quando adotado pelas mais nobres marcas europeias (Montagem/)
1/41 Faz 100 anos que a Cadillac lançou o 1º V8 produzido em massa. Instituição americana, símbolo de alto desempenho, o V8 ganhou ainda mais prestígio quando adotado pelas mais nobres marcas europeias (Montagem) 2/41 Cadillac Type 51 (1915) (divulgação) 3/41 Rolls-Royce e De Dion-Bouton já haviam empregado motores V8, mas a produção em série e o mito de vigor e nobreza couberam ao da Cadillac, que começou com 70 cv (divulgação) 4/41 Ford Modelo 18 (1932) (divulgação) 5/41 A produção em massa e a popularização das virtudes do V8 são mérito da Ford, que passou a oferecer o seu em meio à Grande Depressão e, ainda assim, acertou em cheio (divulgação) 6/41 Cadillac Coupe de Ville (1949) (divulgação) 7/41 Primeiro projeto da marca inteiramente novo após a Segunda Guerra, a linha 1949 trazia um novo V8 com válvulas no cabeçote, maior taxa de compressão, menos peso e 160 cv (divulgação) 8/41 Chrysler Windsor (1951) (divulgação) 9/41 O famoso Hemi da Chrysler nasceu em 1951, inovando pela câmara de combustão hemisférica. Começou equipando os Chrysler, mas logo se espalhou pelas outras divisões da companhia (divulgação) 10/41 Fiat 8V (1952) (divulgação) 11/41 Foi uma breve experiência, mas a Fiat produziu por dois anos um esportivo com motor V8 de 105 cv e, não raro, carrocerias customizadas. Tornou-se um clássico disputado por colecionadores (divulgação) 12/41 BMW 502 (1954) (divulgação) 13/41 Na época a BMW não gozava do prestígio que tem hoje, mas o motor serviu para uma variedade de modelos de alto padrão, incluindo o 503 e o 507, e ajudou a aproximar o V8 dos europeus (divulgação) 14/41 Chevrolet Corvette (1955) (divulgação) 15/41 Com dois anos de mercado o Corvette conseguiu galgar seu posto de ícone de esportividade americano graças a seu primeiro V8, de 195 cv. Antes ele só oferecia um seis cilindros em linha (divulgação) 16/41 Bentley Continental S2 (1959) (divulgação) 17/41 Na esteira da Rolls-Royce, que também estreava seu primeiro V8 de série naquele ano, o Bentley de maior prestígio foi agraciado com cerca de 200 cv de potência, 30 cv a mais que o S1 (divulgação) 18/41 Rolls-Royce Silver Cloud II (1959) (divulgação) 19/41 Suas mais de duas toneladas ficaram bem mais leves com o novo V8, que o levava a 183 km/h. Desnecessário dizer o respaldo de reputação que esse tipo de motor ganhou com o da Rolls-Royce (divulgação) 20/41 Maserati 5000 GT (1961) (divulgação) 21/41 A encomenda do Xá da Irã de um 3500 GT com V8 de corrida, acabou sendo a solução para gastar o estoque desses motores, deixado quando a marca abandonou as corridas, em cupês exclusivíssimos (divulgação) 22/41 Mercedes-Benz 600 (1963) (divulgação) 23/41 A empresa que tem na sua origem a criação do automóvel lançou seu primeiro V8 com a limusine 600, seu mais luxuoso produto. Hoje seus V8 costumam vir pelo seu braço esportivo AMG (divulgação) 24/41 Oldsmobile Jetfire (1962) (divulgação) 25/41 V8 com turbo! Eis a novidade do Turbo-Rocket que equipava o compacto (para a época), versão do F-85, para gerar 215 cv - e algumas falhas mecânicas que engavetaram a ideia em 1963... (divulgação) 26/41 Ford Mustang (1964 ½) (divulgação) 27/41 Compacto equipado com V8 e desenho de apelo esportivo, ele foi responsável por dar início ao fenômeno dos pony-cars. Começou com versões de 164, 210 e 271 cv. (divulgação) 28/41 Cadillac Eldorado (1970) (divulgação) 29/41 Com 8.2 litros e 400 cv, o V8 de bloco grande da Cadillac para 1970 alcançou marca até hoje não batida, a de maior V8 já produzido, um superlativo que tanto combina com Cadillac. Durou até 1976 (divulgação) 30/41 Ferrari Dino 308 GT4 (1973) (divulgação) 31/41 Estabelecida com esportivos de 12 cilindros e tendo experimentado com o Dino de seis, a segunda geração do modelo de entrada da Ferrari estreou seu V8, central, opção que dura até hoje na 458 (divulgação) 32/41 Lamborghini Urraco (1973) (divulgação) 33/41 Num único ano, dois ícones do mercado de superesportivos estrearam seus modelos V8, Ferrari e Lamborghini. Com desenho mais agressivo, o Urraco entregava 220 cv, 35 cv a menos que a Dino (divulgação) 34/41 Porsche 928 (1977) (divulgação) 35/41 Motor V8 dianteiro e refrigerado a água, faróis escamoteáveis... O 928 representou uma grande ruptura para o que se conhecia de padrão de tecnologia Porsche e desagradou puristas (divulgação) 36/41 Cadillac Seville (1978) (divulgação) 37/41 O V8 a diesel de 120 cv herdado da Oldsmobile passou a ser oferecido no Seville em 1978, o que se expandiu pela linha em 1979 (vide anúncio) e foi criticado pela corrosão e pouco vigor (divulgação) 38/41 Cadillac Limousine (1981) (divulgação) 39/41 Desativação temporária automática de cilindros é hoje uma tecnologia consolidada. Mas quando o V8-6-4 da Cadillac surgiu, a eletrônica falhava bastante, o que maculou a imagem da marca (divulgação) 40/41 Audi V8 (1988) (divulgação) 41/41 Adesão tardia aos V8 foi a da Audi, com esse sedã baseado no 100. Ele antecedeu o A8, que catapultou o status da marca e desse tipo de propulsor em 1994. (divulgação)
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