A General Motors deve revelar, nesta quinta-feira (5), os resultados da investigação interna sobre o porquê o recall de 2.6 milhões de carros por problemas na ignição só foi feito quase dez anos após o descobrimento da falha.
A Diretora Executiva da montadora, Mary Barra, terá uma reunião por volta de 9h da manhã, horário local, com funcionários do departamento técnico da GM em Detroit, para depois falar à imprensa em uma entrevista coletiva.
Os dois eventos são tratados, internamente, como atualizações ao público, mas é esperado que detalhes da investigação sejam compartilhados com todo o país. Barra prometeu que o relatório trará informações precisas do que houve de errado dentro da montadora.
No mês passado a GM concordou em pagar, aos reguladores da segurança de trânsito, US$ 35 milhões em multas por ter burlado a lei federal dos Estados Unidos no caso. O relatório, inclusive, deverá ficar pronto até o final do mês, sendo entregue ao Governo Federal no dia 30.
Desde a metade de fevereiro a GM convocou cerca de 2.6 milhões de carros, incluindo o Chevrolet Cobalt e Saturn Ion, porque a ignição dos veículos não correspondia as especificações de torque da companhia.
Desta forma, a falha pode fazer com que a chave gire sozinha, com o veículo em movimento, desligando o motor, o que desabilitaria airbags, direção hidráulica e assistentes de freio. Segundo a GM 13 pessoas morreram por causa disso, mas o número pode ser bem maior.