Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

GM e PSA devem rever termos de parceria

Empresas manifestam vontade de seguir caminhos distintos

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h48 - Publicado em 23 out 2013, 12h10
fabricantes

General Motors e PSA/Peugeot-Citroën podem rever os termos da aliança firmada entre as empresas. Os franceses estão negociando a vendas de ações para a chinesa Dongfeng, enquanto a empresa norte-americana pretende expandir seus domínios na Europa.

Passando por uma grave crise financeira, a PSA tenta se associar à Dongfeng para afastar qualquer risco de falência. Enquanto o acordo não se concretiza, alguns projetos desenvolvidos em conjunto com a GM, como uma nova plataforma de carros compactos, devem ser cancelados. Este projeto daria origem aos substitutos de Peugeot 208, Citroën C3 e Opel Corsa e era visto como “ponto chave” da parceria, segundo analistas de mercado.

Apesar da turbulência, o porta-voz da PSA, Jean-Baptiste Thomas, declarou que a aliança com a GM está indo conforme o planejado. “Temos outros projetos sendo reanalisados neste momento. Alguns não são economicamente viáveis, e é por isso que eles serão cancelados, mas estamos analisando-os um a um”, afirmou.

No começo do mês, a PSA anunciou planos de produzir uma minivan em uma planta da GM na Espanha. Além de dar origem à nova Citroën C4 Picasso, o modelo também seria lançado pela Opel, aposentando a atual Meriva europeia.

Continua após a publicidade

A parceria firmada entre PSA e GM foi uma das medidas tomadas pelo atual CEO da PSA, Philippe Varin, para amenizar a situação econômica da empresa. A intenção do executivo era cortar custos ao desenvolver projetos em conjunto.

A GM adquiriu 7% das ações da PSA em fevereiro de 2012. Logo depois da assinatura, as marcas confirmaram o desenvolvimento de cinco novos modelos, mas os planos sofreram um forte baque oito meses depois, quando a GM revelou que sua parceira chinesa SAIC vetaria projetos GM-PSA, incluindo modelos de luxo. A marca norte-americana também recusou uma possível fusão entre Opel (que também passa por um momento delicado) e PSA.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.