Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

GM lança V8 10.3 aspirado com 1.014 cv para ser usado em qualquer clássico

Já pensou em comprar um motor V8 de 1.014 cv como se comprasse um acessório para seu carro? Na GM é possível

Por João Vitor Ferreira
20 out 2021, 17h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • zz632 capa
    (Chevrolet Performance/Divulgação)

    A GM acaba de anunciar seu novo motor ZZ632, feito pela sua divisão esportiva Chevrolet Performance. Os números de potência e torque deste 10.3 V8 são “simplesmente rídiculos” e alcançados sem qualquer uso de turbocompressores.

    Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

    O Big Block será vendido como à moda dos crate engine, (motor encaixotado, na tradução livre), comercializados como acessórios mais simples mas, neste caso, para preparadores mais experimentos. O ZZ632 atinge quase 1.014 cv e mais de 121 kgfm. E, como foi dito, tudo isso só usando a bomba de gasolina, dispensando qualquer adereço de potência.

    O ZZ632 é o maior crate engine já feito pela GM na história. Seu pico de potência é atingido aos 6.000 rpm com a redline na casa dos 7.000 giros; já o torque máximo surge a 5.600 rpm. O cabeçote moldado via computador em alumínio tem válvulas simétricas e, ao contrário da maioria dos motores desse tipo, todos os cilindros tem dimensões e, consequentemente, potência similares.

    Continua após a publicidade
    ZZ632 detalhe 2
    A fabricante recomenda o uso de gasolina Premium de 93 octanas ou superior (Chevrolet Performance/Divulgação)

    Esse conceito foi uma das últimas criações do engenheiro Ron Sperry, que trabalhou por mais de 50 anos nos projetos de performance e corrida da GM. 

    gráfico motor ZZ632
    Gráfico com curvas de potência e torque (em libras-força pé) do ZZ632 (Chevrolet Performance/Divulgação)

    ZZ632 divide os moldes com o antigo detentor do título de maior motor de caixa da GM, o ZZ572. Porém, foram necessários alguns ajustes para se adequar ao aumento de deslocamento. Em comparação ao antecessor, os furos aumentaram cerca de 0,1 cm, devido ao curso dos pistões que aumentou quase 1 cm. 

    Continua após a publicidade
    Motor ZZ632
    Sperry também introduziu portas simétricas em outros motores, como no icônico motor V8 Gen III LS1 que estreou no Chevrolet Corvette 1997. (Chevrolet Performance/Divulgação)

    Para oferecer folga ao curso mais longo, o bloco e as bielas precisaram ser modificadas pelos engenheiros. Um conjunto giratório forjado e capas de quatro parafusos garantem resistência e durabilidade. Durante o seu desenvolvimento, o ZR632 passou por mais de 200 passagens de 308 m cada simuladas em um dinamômetro.

    O motor ainda não tem preço divulgado e será apresentado oficialmente durante o SEMA Show 2021, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    Ficha técnica

    Deslocamento: 10,348L

    Continua após a publicidade

    Diâmetro x curso: 11,6 x 12 cm

    Taxa de compressão: 12:1

    Potência: 1.014 cv a 6.600 rpm

    Torque: 121 kgfm a 5.600 rpm

    Continua após a publicidade

    Rotação máxima recomendada do motor: 7.000 rpm

    Bloco: Tall Deck 632 Bowtie Sportsman

    Virabrequim: Aço forjado

    Bielas: Aço forjado

    Continua após a publicidade

    Pistões: Alumínio forjado

    Alimentação: Injeção eletrônica

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    capa
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.