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A GM acaba de anunciar seu novo motor ZZ632, feito pela sua divisão esportiva Chevrolet Performance. Os números de potência e torque deste 10.3 V8 são “simplesmente rídiculos” e alcançados sem qualquer uso de turbocompressores.
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O Big Block será vendido como à moda dos crate engine, (motor encaixotado, na tradução livre), comercializados como acessórios mais simples mas, neste caso, para preparadores mais experimentos. O ZZ632 atinge quase 1.014 cv e mais de 121 kgfm. E, como foi dito, tudo isso só usando a bomba de gasolina, dispensando qualquer adereço de potência.
O ZZ632 é o maior crate engine já feito pela GM na história. Seu pico de potência é atingido aos 6.000 rpm com a redline na casa dos 7.000 giros; já o torque máximo surge a 5.600 rpm. O cabeçote moldado via computador em alumínio tem válvulas simétricas e, ao contrário da maioria dos motores desse tipo, todos os cilindros tem dimensões e, consequentemente, potência similares.
![004-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas-RS-X-Symmetrical-Port-Heads-Ron-Sperry-RSX ZZ632 detalhe 2](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/004-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas-RS-X-Symmetrical-Port-Heads-Ron-Sperry-RSX.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Esse conceito foi uma das últimas criações do engenheiro Ron Sperry, que trabalhou por mais de 50 anos nos projetos de performance e corrida da GM.
![005-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas-1 gráfico motor ZZ632](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/005-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
ZZ632 divide os moldes com o antigo detentor do título de maior motor de caixa da GM, o ZZ572. Porém, foram necessários alguns ajustes para se adequar ao aumento de deslocamento. Em comparação ao antecessor, os furos aumentaram cerca de 0,1 cm, devido ao curso dos pistões que aumentou quase 1 cm.
![002-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas Motor ZZ632](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/002-Biggest-Crate-Engine-Chevrolet-Performance-Big-Block-BBC-ZZ632-1004-hp-632-inch-pump-gas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para oferecer folga ao curso mais longo, o bloco e as bielas precisaram ser modificadas pelos engenheiros. Um conjunto giratório forjado e capas de quatro parafusos garantem resistência e durabilidade. Durante o seu desenvolvimento, o ZR632 passou por mais de 200 passagens de 308 m cada simuladas em um dinamômetro.
O motor ainda não tem preço divulgado e será apresentado oficialmente durante o SEMA Show 2021, que acontece entre os dias 2 e 5 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Ficha técnica
Deslocamento: 10,348L
Diâmetro x curso: 11,6 x 12 cm
Taxa de compressão: 12:1
Potência: 1.014 cv a 6.600 rpm
Torque: 121 kgfm a 5.600 rpm
Rotação máxima recomendada do motor: 7.000 rpm
Bloco: Tall Deck 632 Bowtie Sportsman
Virabrequim: Aço forjado
Bielas: Aço forjado
Pistões: Alumínio forjado
Alimentação: Injeção eletrônica
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![QUATRO-RODAS-750-2 capa](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/05/QUATRO-RODAS-750-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)