Gol 1.0 de R$ 70.000: VW aumenta preços de toda a linha em até R$ 6.220
Já não é mais possível comprar um Voyage por menos de R$ 80.000, enquanto o Nivus já encosta nos R$ 130.000; Taos foi o único a escapar
A Volkswagen começou 2022 aumentando os preços de toda a sua linha no Brasil, com reajustes que variam entre R$ 1.000 a mais de R$ 6.000. O único modelo que conseguiu escapar dos aumentos (por enquanto) foi o SUV médio Taos.
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Veja como eram os preços dos modelos antes e depois da virada do ano, com suas respectivas diferenças.
Preços de Gol, Voyage e Saveiro para 2022
A linha de entrada da marca foi a que teve os menores reajustes em valores absolutos, com média de R$ 1.284 a mais entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O Gol, que deverá sair de linha em 2022, teve o aumento mais discreto, subindo R$ 1.000 em sua versão de entrada, com motor 1.0. Na configuração 1.6 com câmbio automático, o hatch já chega aos R$ 85.790.
O Voyage ultrapassou a barreira dos R$ 80.000 em sua versão de entrada, 1.0, e aumentou até R$ 1.400 na topo de linha 1.6 automática. Por sua vez, a Saveiro agora encosta nos R$ 115.000 na versão Cross com cabine dupla. A picape será reestilizada neste ano.
Modelo | dezembro/21 | janeiro/22 | Diferença |
Gol 1.0 | R$ 68.790 | R$ 69.790 | R$ 1.000 |
Gol 1.6 manual | R$ 76.290 | R$ 77.450 | R$ 1.160 |
Gol 1.6 aut. | R$ 84.550 | R$ 85.790 | R$ 1.240 |
Voyage 1.0 | R$ 79.590 | R$ 80.790 | R$ 1.200 |
Voyage 1.6 manual | R$ 84.990 | R$ 86.290 | R$ 1.300 |
Voyage 1.6 aut. | R$ 92.590 | R$ 93.990 | R$ 1.400 |
Saveiro Robust CS | R$ 74.390 | R$ 75.490 | R$ 1.100 |
Saveiro Robust CD | R$ 91.690 | R$ 93.090 | R$ 1.400 |
Saveiro Trendline CS | R$ 87.090 | R$ 88.390 | R$ 1.300 |
Saveiro Cross CD | R$ 113.250 | R$ 114.990 | R$ 1.740 |
Polo e Virtus
A linha intermediária, formada por Polo e Virtus, tem reajustes entre R$ 1.080 – promovido na versão de entrada do hatch, com motor 1.0 – e R$ 2.100, este para o Virtus GTS, equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv e que agora custa R$ 141.950. No Polo, o aumento mais expressivo também foi para a versão esportiva GTS, que passa a custar R$ 135.550 iniciais. Para 2023, a Volkswagen prepara o Polo Track, substituto do Gol.
Modelo | dezembro/21 | janeiro/22 | Diferença |
Polo 1.0 | R$ 71.650 | R$ 72.730 | R$ 1.080 |
Polo 1.6 manual | R$ 83.860 | R$ 85.130 | R$ 1.270 |
Polo 1.6 aut. | R$ 85.060 | R$ 86.330 | R$ 1.270 |
Polo Comfortline 200 TSI | R$ 101.950 | R$ 103.490 | R$ 1.540 |
Polo Highline 200 TSI | R$ 109.550 | R$ 111.190 | R$ 1.640 |
Polo GTS | R$ 133.550 | R$ 135.550 | R$ 2.000 |
Virtus 1.6 manual | R$ 90.470 | R$ 91.850 | R$ 1.380 |
Virtus 1.6 aut. | R$ 98.370 | R$ 99.850 | R$ 1.480 |
Virtus Comfortline 200 TSI | R$ 106.650 | R$ 108.250 | R$ 1.600 |
Virtus Highline 200 TSI | R$ 121.890 | R$ 123.690 | R$ 1.800 |
Virtus GTS | R$ 139.850 | R$ 141.950 | R$ 2.100 |
Nivus, T-Cross e Taos
Os SUVs da Volks encareceram até R$ 4.000, como é o caso da versão intermediária do T-Cross, a Comfortline com motor 1.0 turbo, que agora custa R$ 146.800. Por falar no T-Cross, sua versão mais barata, a Sense, parte de R$ 103.550, enquanto a mais cara, Highline, tem motor 1.4 turbo e custa R$ 155.490.
O Nivus ficou mais caro principalmente na versão mais barata, Comfortline: são R$ 3.640 a mais, elevando o preço inicial para R$ 113.850. Já o Taos foi o único modelo sem reajustes, permanecendo entre R$ 168.490 e R$ 197.590 iniciais.
Modelo | dezembro/21 | janeiro/22 | Diferença |
Nivus Comfortline 200 TSI | R$ 110.210 | R$ 113.850 | R$ 3.640 |
Nivus Highline 200 TSI | R$ 127.750 | R$ 129.670 | R$ 1.920 |
T-Cross Sense 200 TSI | R$ 101.990 | R$ 103.550 | R$ 1.560 |
T-Cross 200 TSI | R$ 126.750 | R$ 130.560 | R$ 3.810 |
T-Cross Comfortline 200 TSI | R$ 142.750 | R$ 146.800 | R$ 4.000 |
T-Cross Highline 250 TSI | R$ 153.190 | R$ 155.490 | R$ 2.300 |
Taos Comfortline 250 TSI | R$ 168.490 | R$ 168.490 | – |
Taos Highline 250 TSI | R$ 197.590 | R$ 197.590 | – |
Jetta e Amarok
Com a saída temporária do Tiguan, que aguarda a chegada de uma versão com visual e tecnologia atualizados, Jetta e Amarok passam a ser os modelos mais caros da Volkswagen no Brasil.
Desde o início de 2021, o sedã perdeu as versões com motor 1.4 turbo para ficar apenas com a configuração esportiva GLI, com motorização 2.0 turbo, como uma estratégia de nicho. A estratégia também inclui preços mais altos, como os R$ 205.590 cobrados a partir deste mês. O modelo será reestilizado em breve por aqui e terá ajustes para fazer mais barulho.
A Amarok agora teve os maiores reajustes e seus preços agora variam entre R$ 268.150 e R$ 316.710. A versão topo de linha Extreme, com motor V6, representa o maior aumento da linha, com R$ 6.220 extras. A picape terá uma nova geração apresentada em breve, mas que não deverá chegar ao Brasil.
Modelo | dezembro/21 | janeiro/22 | Diferença |
Jetta GLI | R$ 202.550 | R$ 205.590 | R$ 3.040 |
Amarok Comfortline 2.0 TDI | R$ 264.190 | R$ 268.150 | R$ 3.960 |
Amarok Highline 2.0 TDI | R$ 287.290 | R$ 293.110 | R$ 5.820 |
Amarok Highline V6 | R$ 294.590 | R$ 299.050 | R$ 4.460 |
Amarok Extreme V6 | R$ 310.490 | R$ 316.710 | R$ 6.220 |