Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Gol passa por leve reestilização antes de mudar por completo

É a segunda vez que o hatch passa por facelift. Painel também vem com novidades e conta com equipamentos voltados à conectividade

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h37 - Publicado em 22 fev 2016, 20h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Gol Highline
    VW Gol Highline ()

    A Volkswagen precisa reanimar as vendas do modelo que já foi o mais vendido do país – por 27 anos. Após quase três décadas na liderança de vendas, a vida do Gol ficou difícil. Ele levou um olé do Onix e não anda conseguindo passar por rivais tradicionais, como o Palio. Assim como ficamos de joelhos perante a seleção alemã, o velho Gol sucumbiu à concorrência. Mas, ao contrário do nosso time, a Volkswagen não pretende deixar o resultado do jeito que está.

    VW Gol Highline
    VW Gol Highline ()

    ESTILO

    Entre as mudanças na estratégia do jogo está um novo visual na dianteira. O para-choques foi reformulado, sobretudo na parte inferior. Uma nova entrada de ar, maior, confere robustez por se estender até as laterais.

    VW Gol
    Novo VW Gol ()

    Os faróis de longo alcance trocaram de formato: eram um retângulo trapézio. Agora são circulares. Os refletores dos faróis fizeram o contrário: eram circulares. Agora adotam forma de cunha.

    VW Gol
    Iluminação dos faróis do novo VW Gol ()
    Continua após a publicidade

    Na traseira, um vinco na lataria une as novas lanternas. As peças receberam um efeito tridimensional, com uma espécie de baixo relevo na parte central. Visto de perfil, não há novidades. Além disso, as rodas e calotas de todas as versões são inéditas.

    VW Gol
    Novo VW Gol ()

    VW Gol
    Iluminação das lanternas do novo VW Gol ()

    INTERIOR

    Por dentro, o painel foi inteiramente revisto. As saídas de ar circulares foram aposentadas de vez (estrearam no Gol de 2008). Volante, console central, quadro de instrumentos, tudo novo. A versão Highline (top de linha) tem mostrador digital configurável: é possível exibir um velocímetro digital, por exemplo, além do relógio analógico. Nos bancos, mudam apenas as texturas e padrões de tecidos. A estrutura dos assentos permanece a mesma.

    VW Gol Highline - painel
    Painel da versão Highline do novo VW Gol ()

    ENTRETENIMENTO

    A marca também trouxe ao Gol quatro opções de sistemas multimídia, os mesmos já utilizados nos carros mais caros da linha. A versão mais cara (Discover Media), é capaz de espelhar o sistema operacional de smartphones de diversas plataformas (Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink). Oferece também GPS e duas saídas externas, para cartão SD e USB, além de integração com o sensor de estacionamento e volante multifuncional. Mesmo o rádio de entrada terá conexão por Bluetooth para trabalhar em conjunto com o celular dos ocupantes.

    Continua após a publicidade
    VW Gol Trendline - painel
    Na versão básica Trendline, central multimídia é básica e acabamento mais simplificado ()

    MECÂNICA

    O motor 1.0 de 4 cilindros sai de cena e dá espaço ao 1.0 MSI idêntico ao do Up!. O novo bloco utiliza apenas 3 cilindros, mas é mais potente. Gera 82/75 cavalos (com etanol e gasolina) e 10,4/9,7 mkgf, com os mesmos combustíveis. Assim como o subcompacto, abandonou o tanquinho de gasolina para partida a frio. Utiliza um sistema de aquecimento que elimina a necessidade do reservatório auxiliar. A adoção do 1.0 de três cilindros trouxe vantagens. O Gol está mais econômico. Registramos 13 e 17,2 km/l, em ciclos urbano e rodoviário. E foi melhor na prova de 0 a 100 km/h: foram 16,5 segundos ante 18,8 s com a motorização anterior.

    Já o 1.6 8V permanece sem mudanças, desenvolvendo 104/101 cavalos. Ao contrário do novo 1.0, ainda vem com o anacrônico tanque extra dentro do cofre do motor – tecnologia adotada em 2003, quando o Gol estreou como o primeiro modelo bicombustível do mercado. 

    Gol passa por leve reestilização antes de mudar por completo
    VW Voyage Highline ()

    O Voyage segue as mesmas mudanças do hatch, mas não teve alterações na traseira. Mas perdeu a versão topo de linha, a Evidence. A partir do lançamento, a opção mais cara passa a ser o Voyage Highline 1.6 I-Motion.

    Continua após a publicidade
    VW Voyage Highline
    VW Voyage Highline ()

    Por ora, a Saveiro permanecerá com o visual antigo – a atualização irá chegar à picape no segundo semestre. No evento de lançamento, por sinal, o presidente da VW no Brasil David Powels disse que a marca irá lançar quatro produtos novos nos próximos quatro anos, incluindo o lançamento de uma nova plataforma.

    Quer saber mais? Não perca a edição de março da revista QUATRO RODAS, com o teste de pista e a avaliação completa do novo Gol.

    Confira os preços atualizados de todas as versões do Gol e Voyage

    GOL

    Trendline 1.0 – R$ 34.890

    Comfortline 1.0 – R$ 42.690

    Continua após a publicidade

    Trendline 1.6 – R$ 40.190

    Comfortline 1.6 – R$ 47.490

    Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 50.790

    Highline 1.6 – R$ 51.990

    Highline 1.6 I-Motion – R$ 55.290

     

    VOYAGE

    Trendline 1.0 – R$ 40.990

    Comfortline 1.0 – R$ 46.490

    Trendline 1.6 – R$ 44.590

    Comfortline 1.6 – R$ 49.790

    Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.090

    Highline 1.6 – R$ 55.290

    Highline 1.6 I-Motion – R$ 58.590

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.