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Golf MK6 com motor VR6 era projeto secreto da VW e chegava aos 457 cv

Apenas uma unidade do protótipo foi construída e, além de diversas modificações no motor, tinha freios do Audi RS6 e rodas da Lamborghini

Por João Vitor Ferreira
5 jun 2024, 12h00

Com meio século de história, o Volkswagen Golf já acumulou em sua vida diversas versões clássicas. Mas entre tantos GTI e R espalhados por oito gerações, existe uma variante do hatch que a montadora abandonou já tem algum tempo.

Estamos falando do Golf equipado com motor seis cilindros, que sempre esteve entre as versões mais potentes do modelo. A última vez em que apareceu foi na versão R32 de quinta geração, lançada ainda no começo dos anos 2000. A motorização era a famosa VR6, ou seja, um 3.2 de 250 cv.

Depois do R32 MK5, nunca mais ouvimos falar de um Golf com motor seis cilindros. Mas a verdade é que a VW tinha sim o plano de aprimorar o VR6 para a sexta geração e o projeto ganhou um único protótipo, revelado recentemente no canal Hale77, que contou com a presença de Thomas Schäfer, atual CEO da Volkswagen.

No vídeo, o protótipo construído em 2009 passou por um teste de dinamômetro, onde registrou incríveis 457 cv e 53,2 kgfm, uma grande evolução em comparação ao R32 de quem ele herdou o trem de força. Os números são um pouco diferentes dos apresentados pela Volkswagen, que indicava uma potência de 463 cv e 53,1 kgfm de torque.

VW GOLF

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Mas como ele conseguiu melhorar tanto? Em uma entrevista para o site Motor1, Enrico Beltz, chefe de conteúdo da Classic Communication & Media Relations, revelou todos os detalhes por trás desse protótipo, que deu origem ao Golf R de sexta geração.

A lista de modificações feitas no motor seis cilindros é bem extensa. Da Rothe Motorsport, o Golf ganhou novos coletores de escape e admissão, válvulas de escapamento, intercooler, tubo de escape de aço inoxidável, injetores e pistões.

Mas não foi só isso, o Golf também ganhou virabrequim balanceado com otimização de peso, eixos de comando de válvulas Schrick, usinagem do cabeçote do cilindro, turbocompressor Garret GT35, tubos de admissão (80 mm) e pressurização (60 mm) de alumínio soldados a mão, silenciador traseiro com controle de volume de ruído e uma taxa de compressão de 8,5:1.

Para completar o pacote, há freios do Audi RS6 da época, rodas de 19’’ da Lamborghini e kit de suspensão da Billstein. A Volks também deu uma atenção para o interior, utilizando Alcantara para os bancos e couro com costura contrastante para o painel.

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Infelizmente, a montadora não divulga exatamente os números de desempenho deste Golf, mas diz que sua velocidade máxima pode passar dos 250 km/h. O que não é de se estranhar, afinal, estamos falando de um hatch de aproximadamente 1.360 kg com mais de 450 cv.

Infelizmente, esse protótipo nunca viu a luz do dia e, depois que o desenvolvimento do Golf R (MK6) foi concluído, ele entrou para a frota de carros clássicos da montadora. O motor seis cilindros voltou a aparecer em outros projetos do Golf, como o conceito Golf Design Vision GTI de 2013, com um VR6 biturbo de mais de 500 cv, e o Golf GTI Supersport Vision Gran Turismo 2015, esse feito para o jogo Gran Turismo 6 e que entregava 510 cv.

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Depois da sexta geração, o Golf só passou a ser equipado com motores de três e quatro cilindros. Até chegou a existir um rumor de um Golf MK8 com motor de cinco cilindros 2.5 da Audi, mas a montadora aparentemente não gostou da ideia e resolveu limitar o propulsor apenas aos seus modelos compactos da linha RS.

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E para quem sonha com um Golf com motor maior, a notícia não é boa. Isso porque a nona geração do modelo já está anunciada como sendo exclusivamente elétrica. O lado positivo é que será mais fácil vermos um Golf com mais de 450 cv depois da eletrificação.

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