Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Governo Bolsonaro teria danificado Rolls-Royce presidencial, diz Janja

Segundo primeira-dama eleita, problemas no modelo histórico podem torná-lo inapropriado para o desfile da posse de Lula, em 1º de janeiro

Por João Vitor Ferreira
7 dez 2022, 18h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O famoso Rolls-Royce Silver Wraith presidencial pode não ser o carro que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, usará durante sua posse no dia 1º de janeiro de 2023. Segundo sua esposa e organizadora da cerimônia, Rosângela “Janja” da Silva, o veículo teria sido danificado durante o mandato do atual presidente, Jair Bolsonaro.

    Janja não descreveu com exatidão o problema, mas relatou que, possivelmente, o carro estaria com um defeito no banco. Caso realmente esteja incapacitado, o Rolls-Royce será substituído por outro modelo aberto, “conforme o protocolo”, afirmou a futura primeira-dama.

    Rolls-Royce Silver Wraith presidencial
    Última aparição pública do modelo foi no dia 7 de setembro deste ano (Estevam Costa/Palácio do Planalto/Divulgação)

    O Silver Wraith completou 70 anos em 2022. Fabricado em 1952 na Inglaterra, ele chegou ao Rio de Janeiro um ano depois para aposentar o Lincoln K 1935, usado até então. Nesse mesmo ano, o Rolls-Royce estreou como veículo presidencial nas comemorações do Dia do Trabalho, levando o então presidente Getúlio Vargas pelas ruas de Volta Redonda (RJ).

    Três anos mais tarde, o Rolls-Royce participou de sua primeira cerimônia de posse, servindo de transporte ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, ainda no Rio de Janeiro. De lá pra cá, o veículo foi usado em todas as trocas de faixa.

    Continua após a publicidade
    Rolls-Royce Silver Wraith presidencial
    (Estevam Costa/Palácio do Planalto/Divulgação)

    Além dos presidentes, o veículo também já transportou personalidades e autoridades mundiais, como o cosmonauta Iuri Gagarin, primeiro ser humano a viajar para o espaço, e a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra, que supostamente teria dado o Rolls-Royce de presente ao governo brasileiro. Porém, a história foi desmentida pelo historiador e escritor Lira Neto em sua trilogia “Getúlio”.

    A última grande restauração do Silver Wraith foi feita em 2001, mas segue uma rotina para manter o motor seis cilindros 4.6 ‘em forma’. O veículo presidencial passa por manutenções regulares de uma a duas vezes por ano e é dirigido por cerca de 20 minutos todos os dias. No total, o carro já soma mais de 30 mil quilômetros rodados.

    QUATRO RODAS entrou em contato com a equipe que organiza a transição entre o governo do presidente derrotado e o presidente eleito, mas ainda não obteve retorno sobre os supostos danos ao veículo clássico.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.