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Graal começa a instalar novos carregadores rápidos para carros elétricos

No planejamento original, todos os 74 seriam instalados ainda no primeiro semestre, mas só um, em Cordeirópolis (SP), ficou pronto

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 jun 2024, 19h04 - Publicado em 28 jun 2024, 19h00

O Brasil tem um carregador para cada 19 carros elétricos segundo um levantamento da Bright Consulting, mas essa situação pode melhorar. A rede Graal anunciou que começou a instalar os primeiros dos 74 carregadores de carros elétricos que havia anunciado no final de 2024. 

Os carregadores serão instalados em 37 das 51 lojas, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na programação original, todos ficariam prontos ainda no primeiro semestre de 2024. Mas o status atual é diferente: o primeiro Graal a receber os equipamentos é o Turmalina, que fica na Rodovia Anhanguera, km 158, na região de Cordeirópolis (SP).

As próximas unidades, com instalações previstas para até o fim do mês de julho, ficam nos corredores das rodovias Anhanguera (Graal 67, na região de Jundiaí), Castelo Branco (Graal Barueri) e Presidente Dutra (Graal Alemão). Ao longo do ano, as outras casas receberão a estrutura.

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Em cada unidade Graal haverá estrutura para carregamento de até três veículos simultaneamente. Um deles será rápido com potência de 120 KW (DC) e os outros dois serão os chamados de recarga lenta, mas com potência de 22 kW (AC). Em ambos os casos é necessário utilizar o aplicativo Move, que exige um cadastro prévio antes da primeira utilização e também pagamento, mas a empresa não divulgou o valor do kWh.

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Os carregadores rápidos são capazes de abastecer os veículos elétricos em torno de 30 minutos contra as mais de 4 ou 5 horas dos lentos.

Graal
Carregador para elétricos no Graal 67, em Jundiaí (SP); equipamento foi retirado em 2023 (Quatro Rodas/Quatro Rodas)

A rede investiu cerca de R$ 15 milhões para aquisição de 74 equipamentos junto às empresas WEG, ABB e BYD, além das obras de infraestrutura para instalação das estações. 

O grupo já havia feito uma parceria com a CPFL em 2015, que permitia um corredor elétrico entre São Paulo e Campinas graças a presença de eletropostos no posto da Rodovia Anhanguera (km 67 pista São Paulo – interior) e na Rodovia dos Bandeirantes (km 56 pista interior – São Paulo), ambos em Jundiaí, no interior de São Paulo. Porém os carregadores foram desativados em abril do ano passado.

Em 2023, as vendas de carros elétricos representaram pouco mais de 1% entre todos os carros vendidos no Brasil. Pode parecer pouco, mas representou um aumento de 128%. Foram 8.458 carros em 2022 contra as 19.310 unidades vendidas em 2023.

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Para este ano, segundo a Anfavea, a expectativa é de que as vendas de elétricos fiquem próximas de 24.000 unidades. É um crescimento possível para um segmento onde recordes de vendas são, ao menos por enquanto, constantes.

Graal
Iniciativa do Graal permitirá mais viagens de carros elétricos pelo Brasil (Graal/Divulgação)

O crescimento da frota de carros elétricos do Brasil será exponencial. Hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), há 78.000 veículos elétricos rodando pelas ruas do país. Destes, 40.601 são veículos elétricos leves ou carros de passeio.

O total deverá passar dos 100.000 até janeiro de 2025, considerando a projeção da Anfavea. De acordo com a consultoria Bright, hoje os EVs representam 2% da frota circulante brasileira e essa proporção crescerá para 3,3% em 2025 e para 5,6% em 2027 e 9,8% em 2030.

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