Grande, larga, estreita: dez vezes que a grade dos BMW mudou radicalmente
Em dez gerações, acompanhe a evolução do Duplo Rim, o desenho clássico de grades da BMW
Esta linha do tempo regressiva mostra como o design das grades dos BMW, que lembram o formato de dois rins, evoluíram
Futuro do presente
![bmw-concept-i4-highlights-mg-exterior-interior-design-desktop-01 BMW i4 Concept](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/bmw-concept-i4-highlights-mg-exterior-interior-design-desktop-01-e1617652765851.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em dois de seus veículos, a BMW nos dá uma ideia de como a grade será no futuro. No BMW Vision iNEXT elétrico (acima), a grade dupla assume a forma de um desenvolvimento posterior à grade do BMW i3 (2013), com uma tentativa de quebrar a barra central já conhecida. No esportivo híbrido BMW Vision M NEXT, a grade é envolvida em vidro, que emerge diretamente da frente do veículo.
Marcando presença
![P90390841_highRes_the-bmw-7-series-05- BMW Série 7](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P90390841_highRes_the-bmw-7-series-05--e1617652880819.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A grade do Série 7, de 2019, é semelhante à do Série 3, lançado no mesmo ano. Mas com o diferencial que as grades são bem maiores, tendo mais destaque na dianteira do carro e, portanto, mais imponente.
Formas de pentágonos
![P90378352_highRes_bmw-m850i-xdrive-con BMW Série 8](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P90378352_highRes_bmw-m850i-xdrive-con-e1617653010445.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No Série 8 (e no roadster Z4), de 2018, a grade ganhou um contorno mais angular. Do ponto de vista geométrico, os rins se formam horizontalmente assumindo formas de pentágonos mais largos nas bases.
Linhas arredondadas
![BMW-645Ci-2004-1600-20 BMW Série 6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/BMW-645Ci-2004-1600-20.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A segunda geração do cupê da Série 6 chegou em 2006 e inovou apresentando a grade com formas arredondadas, tendo as bases menores e a moldura cromada mais larga no topo.
Influenciadora
![P90233284_highRes_the-bmw-m3-coup-e36- BMW M3 E36](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P90233284_highRes_the-bmw-m3-coup-e36--e1617653224552.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A terceira geração do Série 3 (1990) apresentou uma grade plana e horizontal, mas não muito larga, e influenciou modelos da década de 1990 em diante, como BMW Série 7 (1994) e BMW Série 5 (1995).
Versão Compacta
![P0014145 BMW M1](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P0014145-e1617653333634.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Desenhado pelo italiano Giorgio Giugiaro, o lendário M1 com motor central de 1978 recebeu uma das menores grades já vistas, sendo repetida apenas em 1988, no Z1, e, em 1989, no Série 8.
Grade horizontal
![P90229727_highRes_elvis-bmw-507-08-201 (1) BMW 507](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P90229727_highRes_elvis-bmw-507-08-201-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Criado por Albrecht Graf von Goertz, o 507 (1936) foi o primeiro a apresentar duas grandes entradas horizontais, para o radiador do motor V8. Em 2000, o Z8 fez uma releitura do 507 e de sua grade.
Ventilação dupla
![BMW-503-Front BMW 503](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/BMW-503-Front-e1617653552237.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O formato menor no 503 (1956) foi possível graças à grade do radiador, que tinha ventilação lateral dupla. Os BMW 3200 CS (1962) e BMW 2000 CS (1965) continuaram a ter grades de formato semelhante.
Estreia marcante
![P0014138 BMW 303](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P0014138-e1617653745671.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O BMW 303, de 1933, foi o primeiro carro a ter a famosa grade que se tornou marca registrada da BMW. Até hoje, o modelo segue como referência, sendo recriado no BMW 327 (1937) e no BMW 328 (1936).
Antes da fama
![P0014137 BMW 3/15 PS](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/P0014137-e1617653942391.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A BMW iniciou, em 1916, fazendo motores para aviões e o primeiro automóvel da marca surgiu em 1929. O 3/15 PS, que tinha grade única e retangular, nada mais era que o inglês Austin Seven 1922 feito sob licença.