Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Grupo VW pode vender Bugatti para fabricante de elétricos croata Rimac

Fabricante do carro mais rápido do mundo pode passar a ser controlada pela croata Rimac, e se tornar marca de esportivos elétricos de luxo

Por Thiago Silva, Igor Macario
Atualizado em 21 set 2020, 08h22 - Publicado em 21 set 2020, 08h20
Grupo VW pode vender Bugatti para fabricante de elétricos croata Rimac
Bugatti Chiron tem motor W15 de 1.500 cv (Divulgação/Bugatti)

O Grupo Volkswagen pode estar pensando em “arrumar a casa” nos próximos anos. Entre as mudanças, a gigante alemã pode passar o controle da Bugatti, fabricante do Chiron, carro de rua mais rápido do mundo, à croata Rimac, especialista em elétricos de alta performance. Isso seria parte de um plano para otimizar volumes de produção das várias marcas do grupo.

Segundo a revista alemã Manager Magazin, esse foi um dos assuntos centrais da última reunião do conselho administrativo da Volkswagen. A fabricante tem alguma pressa em resolver a situação, com o CEO da VW, Herbert Diess, esperando firmar contratos ainda em 2020.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de QUATRO RODAS? Clique aqui e assine com 64% de desconto. 

Só que a “venda” da Bugatti não a faria necessariamente sair do guarda-chuva da Volkswagen. Isso porque a Porsche é dona de 15,5% das ações da Rimac, e pretende aumentar a participação para até 49%. Essa injeção de capital será a forma de viabilizar que a Rimac assuma o comando da Bugatti.

E, ainda assim, com a Porsche se tornando eventualmente dona de quase metade da Rimac, o Grupo Volkswagen continuaria com voz ativa nas decisões administrativas da fabricante francesa. Desta forma, a Bugatti não deixaria as mãos da Volkswagen por completo.

Continua após a publicidade
bugatti-chiron-2
(divulgação/Bugatti)

Essa “dança das cadeiras” ainda depende da aprovação de membros do conselho da VW. E uma das propostas envolvendo a mudança do controle da Bugatti é que a marca de hipercarros mude seu foco para carros elétricos de alta performance, área de atuação da Rimac.

Isso significa que o fim do poderoso motor W16 quadriturbo que equipa o Chiron pode estar anunciado, e não apenas por poluir mais do que o permitido. A eventual mudança para “os novos tempos” da Bugatti pode encerrar de vez a linhagem do icônico motor de 16 cilindros.

Rimac Concept One
Rimac Concept One (Rimac/Divulgação)

E a mudança de mãos da Bugatti não deverá ser a única “rearrumada” que a Volkswagen deverá fazer num futuro próximo. Segundo a revista inglesa Autocar, todas as marcas de luxo da VW, como Bentley, Lamborghini e a fabricante de motocicletas Ducati, poderão passar por cortes de custos.

A Volkswagen comandada por Herbert Diess está determinada a direcionar fundos para a eletrificação de suas marcas de volume, como Audi, Seat, Skoda e a própria Volkswagen. No mesmo pacote, entrarão mais Porsche elétricos, que usam componentes da… Rimac.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de setembro da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 737 60 anos (2)
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.