Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Grupo VW vai usar linha de elétricos da Audi como arma ‘anti-Tesla’

Marca de luxo do grupo foi escolhida para ter gama concorrente com a Tesla em mercado global

Por Thiago Silva, Igor Macario
1 out 2020, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sedã esportivo será próximo lançamento elétrico da Audi (Divulgação/Audi)
    Grupo VW vai usar linha de elétricos da Audi como arma ‘anti-Tesla’
    Sedã esportivo será próximo lançamento elétrico da Audi (Divulgação/Audi)

    Ao que tudo indica, a o Grupo Volkswagen vai arregaçar de vez as mangas na corrida para alcançar a Tesla no mercado de elétricos. E a resposta da companhia virá com emblemas da Audi, escolhida para fazer frente aos modelos de luxo da Tesla.

    A marca já lançou o SUV E-tron em duas configurações de carroceria, e se prepara para mostrar o e-tron GT, seu primeiro sedã esportivo elétrico. O GT é uma espécie de “primo” do Porsche Taycan, mas com adequações à gama da Audi, e cuja produção começa ainda em 2020.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

    Depois, virá o SUV compacto elétrico Q4 e-tron, que também terá sua versão Sportback, com ares de cupê. Ele será construído sobre a plataforma MEB, a mesma dos Volkswagen ID, e terá autonomia na casa dos 450 km. O Q4 deverá ser lançado em 2021.

    Continua após a publicidade
    Audi e-tron GT concept
    Traseira do e-tron GT segue a receita do A7, com faixa que liga as lanternas (Divulgação/Audi)

    No entanto, a artilharia pesada contra a Tesla deverá chegar a partir de 2024, com os frutos do projeto Artemis. O que a Audi chama de “carro elétrico de nova geração” terá tecnologias ineditas no Grupo VW, com direito a toda uma nova arquitetura eletrônica, ainda em desenvolvimento. O próprio CEO do Grupo VW, Herbert Diess, afirmou que o Artemis representa que a “Audi começou a corrida para alcançar a Tesla”.

    O primeiro Artemis será o primeiro carro a trazer o novíssimo VW.OS, um sistema operacional criado para operar os futuros modelos elétricos do grupo. O VW.OS estará em vários outros futuros carros da marca, e será um dos responsáveis por aumentar o compartilhamento de softwares entre os carros da Audi. A marca planeja subir dos atuais 10% para 60% de eletrônica compartilhada já em 2025.

    Audi e-tron Sportback concept
    São três motores elétricos com potência combinada de até (divulgação/Audi)

    Segundo Diess, a transformação do carro num dispositivo eletrônico conectado será ainda mais profunda do que a mera mudança dos propulsores a combustão para os elétricos.

    E os planos para a Audi não parecem ter sido afetados pelos prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, a marca teve perdas consideráveis este ano. As entregas de carros novos caíram 21,5% entre janeiro e agosto de 2020. Mesmo assim, a VW parece ter caído menos que outras montadoras, já que a participação global da marca ainda cresceu 0,4% no período da pandemia.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Quatro Rodas 737 60 anos
    Quatro Rodas 737 60 anos ()
    Clique e Assine
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.