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GWM iniciará produção nacional em agosto com Haval H6, picape Poer e H9 diesel

Fabricante chinesa começará a montar os primeiros modelos pré-série a partir do dia 15 de agosto e iniciará a produção em série ainda em 2025

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 5 ago 2025, 14h07 - Publicado em 5 ago 2025, 13h35
Fábrica GWM Brasil
 (Divulgação/GWM)
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Após tantos adiamentos, a GWM enfim prepara-se para inaugurar sua fábrica em Iracemápolis (SP). O complexo começará a funcionar no dia 15 de agosto, ainda em produção pré-série do Haval H6 e dos inéditos Haval H9 e a picape Poer, mas a fabricante chinesa prevê iniciar a montagem em série ainda este ano.

O complexo, que pertenceu à Mercedes-Benz, foi adequado para que a GWM pudesse fazer a montagem dos carros com kits importados, embora a empresa pretenda aumentar o índice de nacionalização nos próximos anos. A fábrica já recebeu uma área de pintura, um dos processos feitos localmente quando é feita a importação de kits completamente desmontados (CKD).

Fábrica GWM Brasil
(Divulgação/GWM)

Neste primeiro momento, a fábrica terá apenas um turno para duas linhas, uma montando o Haval H6 e outra dedicada ao H9 e Poer. Tanto o H9 quanto a picape Poer serão lançados em setembro com motor a diesel e ainda importados da China, enquanto a GWM termina os ajustes das linhas de montagem.

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A GWM já prevê ter 1.000 funcionários na fábrica até o final do ano. Após o primeiro ano de produção, o complexo deverá ter uma capacidade produtiva anual de 30.000 unidades. Pelo cronograma, esta capacidade subirá para 50.000 unidades em 2028.

GWM Poer Diesel e híbrida
GWM Poer (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A nacionalização será importante para a empresa, que tem planos de exportar carros para todos os países do Mercosul. Porém, para conseguir a tributação diferenciada, os veículos deverão ter ao menos 35% de componentes nacionais. Há planos até para montar as baterias usadas nos sistemas híbridos para reduzir não só o custo como também o imposto pago.

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Quais GWM serão nacionais

Para movimentar mais a fábrica, a GWM fará o Haval H6 no país, o seu modelo mais vendido. Até agora, a empresa confirma que produzirá todas as versões, exceto a recém-lançada One de R$ 199.000, que ainda é uma configuração limitada.

O SUV será feito com o visual atual, mesmo que a GWM já tenha iniciado os testes do Haval H6 reestilizado no país. A mudança no design deve acontecer apenas em 2026, quando a fabricante começará a montar as primeiras unidades com motor flex.

GWM HAVAL H9 2026
(Nicolas Tavares/Quatro Rodas)
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Enquanto isso, o processo de homologação e calibração do H9 e da Poer segue a todo vapor. Ambos compartilharão a plataforma e o motor 2.4 turbodiesel. A GWM ainda não revela os números de desempenho para a versão que chegará ao Brasil, mas podemos ter uma ideia ao olhar para a China. Por lá, este motor entrega 184 cv e 48,9 kgfm. A calibração exclusiva tem potencial para aumentar o rendimento.

A escolha por este motor é um tanto óbvia por conta do posicionamento dos carros. A Poer é uma picape média e há uma preferência pelas versões diesel, tanto que todos os seus concorrentes não oferecem mais uma variante flex ou a gasolina– a exceção é a BYD Shark, por ser híbrida plug-in.

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Já o Haval H9 será um rival dos SUVs derivados das picapes médias, como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, uma categoria que também abandonou o motor flex.

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