Hennessey está projetando “super limusine” com tamanho de RAM e 2.000 cv
Deep Space terá seis rodas com um motor elétrico em cada, 1.000 km de autonomia, 6 m de comprimento e muito luxo
A Hennessey é mais famosa pelas modificações nos mais variados tipos de carros. Mas agora a empresa quer dar um passo adiante e está projetando seu primeiro veículo elétrico. E ele será diferente de tudo que você já viu.
Em entrevista ao site Autocar durante o festival de Goodwood, na Inglaterra, John Hennessey, dono da empresa, disse que a ideia inicial seria criar um superesportivo elétrico, mas esbarrou em um problema: o peso.
“Em termos de esportivo ou hipercarro adequado, ele não pode pesar 2.300 kg [como a maioria dos grandes carros elétricos]. Fiquei esperando que a tecnologia de baterias mais leves chegassem, mas ainda não chegamos lá. Dois anos e meio atrás, pensei: e se o peso não for um problema para nossa primeira tentativa de eletrificação? E se não for um hipercarro? E se não for um carro esportivo?”, disse Hennessey.
O resultado disso é um projeto diferente de tudo o que já vimos. Não é um sedã, SUV ou picape. Uma limusine, talvez? O chamado Deep Space é um modelo muito longo, com cerca de 6 m de comprimento – o mesmo que uma RAM 3500 – seis rodas e com formas aerodinâmicas, mas aparentemente não muito alto.
A ideia de uma limusine é reforçada pelo luxo. Hennessey afirmou que o veículo terá quatro lugares e muito espaço para os passageiros, que poderão esticar completamente suas pernas na segunda fileira. Segundo ele, o conforto é comparável ao de um jato Gulfstream
Hennessey afirmou que o interior já está 90% pronto e terá formato de diamante. Em relação ao projeto geral, a ideia é que a versão de produção tenha cerca de 5% alteração visual se comparada com o protótipo que será apresentado dentro de dois anos.
Mas não pense que por não ser um esportivo, o Deep Space não será incrivelmente veloz. A ideia é que ele seja equipado com um motor por roda e tenha a aceleração de 0 a 322 km/h (ou 0 a 200 mph) mais rápida entre todos os carros de produção.
Os números ainda não estão cravados, mas Hennessey disse que o modelo passará os 2.000 cv. A autonomia também não ficará para trás. A longa distância entre-eixos permitirá o uso de uma bateria igualmente grande. Logo, a estimativa da empresa é que o Deep Space possa rodar aproximadamente 1.000 km com apenas uma carga.
Mesmo com tanta potência e velocidade, John Hennessey prefere distanciar o seu carro dos demais hiperesportivos elétricos, como o Rimac Nevera ou Lotus Evija. “Será o equivalente moderno de um Bugatti Royale”, explica.
A projeção da Hennessey é que o Deep Space entre em produção em 2026. Serão 150 unidades fabricadas, custando 3 milhões de dólares cada, ou aproximadamente R$ 16,3 milhões. A primeira delas já foi vendida para um comprador não identificado, a única coisa que se sabe é que ele já é dono de um Hennessey Venom F5.