Heresia? Ferrari dos anos 80 troca motor V8 por elétrico da Tesla
Conversão do esportivo clássico por empresa britânica fez sua potência mais do que dobrar
![Ferrari 308 GTS Ferrari 308 GTS vermelha vista 3/4 de frente](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Ferrari-308-GTS.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já imaginou ter um esportivo clássico e combiná-lo a um conjunto mecânico super tecnológico? Pode até parecer uma heresia, mas a empresa britânica Electric Classic Cars gostou do desafio e fez uma transformação ousada em uma Ferrari 308: trocou o motor V8 italiano por um motor 100% elétrico da Tesla.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Esse trabalho não é novidade para os entusiastas da empresa que, em seu site, apresentam dois serviços bem específicos. Eles transformam modelos clássicos em elétricos ou providenciam as peças e suprimentos para que os próprios clientes façam a conversão.
![Ferrari 308 GTS motor original Motor da Ferrari 308 GTS](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Ferrari-308-GTS-motor-original.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Originalmente, a 308 GTS era equipada com um V8 de 214 cv, números relativamente fracos quando comparados ao motor V12 4.9 de 395 cv e 48,9 kgfm da Ferrari Testarossa. Assim, a 308 certamente passaria sufoco nas pistas ao lado da “irmã” mais potente.
Porém, com a troca do motor original para o elétrico, a história mudou. A mudança fez com que a 308 GTS passasse a ter 456 cv e 61,1 kgfm, e ainda ficou mais leve que o carro original.
![Ferrari 308 GTS motor original Motor da Tesla em Ferrari 308 GTS](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Ferrari-308-GTS-motor-eletrico.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por isso, o canal britânico Carwow, no YouTube, propôs um desafio: uma corrida que colocasse, lado a lado, o 308 elétrico e a Ferrari Testarossa. Com a substituição do motor V8 do 308 por uma unidade da Tesla, a disputa, além de imprevisível, ficaria muito mais interessante.
Embora o elétrico não tenha mais o som característico ou o câmbio manual, ele ganhou em todas as tentativas, até quando oferecia alguma vantagem inicial ao Testarossa, como sair logo atrás.
![Corrida entre Ferrari 308 e Testarossa Corrida entre Ferrari 308 e Ferrari Testarossa](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Corrida-entre-Ferrari-308-e-Testarossa.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O 308 elétrico completou o quarto de milha em 12,1 segundos, enquanto o Testarossa levou 13,3 segundos para completar a mesma distância.
Na Tesla, uma das novidades é o Model S Plaid, que promete entregar 1.034 cv com a união de três motores, indo de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos. Será que um dia veremos algum clássico equipado com um motor desse?
Modelo | Ferrari 308 GTS – Motor da Tesla | Ferrari Testarossa |
Potência | 456 cv | 395 cv |
Torque | 61,1 kgfm | 48,9 kgfm |
Peso | 1.490 kg | 1.506 kg |
Tração | Traseira | Traseira |
Preço | £ 180.000 (R$ 1,29 milhões) | £ 125.000 (R$ 895.000) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
![Capa Maio 2021 Capa Maio 2021](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Capa-Maio-2021.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)