Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Honda apresenta nova CRF 450 Rally e equipe que disputará Dakar 2014

Com Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumman, Honda do Brasil terá uma equipe oficial na competição pela primeira vez

Por Alexandre Ciszewski
Atualizado em 9 nov 2016, 12h47 - Publicado em 11 out 2013, 13h00
Honda apresenta nova CRF 450 Rally e equipe que disputará Dakar 2014

A Honda apresentou durante o Salão Duas Rodas 2013 a nova CRF 450 Rally, moto que será utilizada pelos pilotos da equipe Honda Racing Corporation no Rally Dakar 2014, que acontece entre os dias 5 e 18 de janeiro do ano que vem na Argentina, Bolívia e Chile.

A moto ganhou nova versão para uma das provas off-road mais difícil e dura do mundo. O protótipo CRF 450 Rally é baseado na CRF 450X, modelo mundialmente conhecido para enduro. Os resultados obtidos no Dakar 2013 geraram informações valiosas em áreas-chaves, como potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foram usadas como base para futuras modificações no design e melhorias.

Segundo a Honda, o modelo 2014 mantém a injeção de combustível programada (PGM-FI), sistema de injeção eletrônica de combustível que tem mostrado desempenho comprovado nas condições severas e altamente variáveis do Dakar.

Além de mostrar a nova motocicleta, a fabricante japonesa aproveitou a oportunidade para anunciar que, pela primeira vez na história, em 42 anos, a Honda do Brasil terá uma equipe oficial no Rally Dakar. Os pilotos Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann serão os representantes brasileiros do Team HRC na categoria Motos.

Continua após a publicidade

“A presença de uma equipe do nosso país no Dakar é uma grande conquista, já que a competição é uma prova de repercussão mundial que atinge mais de um bilhão de pessoas”, destacou Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. Será meu 16º Dakar e a primeira vez que terei uma moto oficial de fábrica. Isso me deixa bastante motivado a trazer um bom resultado para o Brasil”, disse Jean, 39, único representante do país a vencer etapas no Dakar na classificação geral (2005 e 2007).

“A expectativa é grande. É o maior desafio para um piloto de rali. A prova exige muito do físico e mais ainda do psicológico. Estou me preparando, sempre aproveitando o conhecimento do Jean, que vai para sua 16ª participação”, afirmou Dário, que estreia na equipeno Dakar e, assim como Ike, utilizará o modelo CRF 450X.

Os portugueses Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, o espanhol Joan Barreda, o argentino Javier Pizzolito e o britânico Sam Sunderland representarão o Team HRC global na competição com a nova CRF 450 Rally.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.