Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Honda City 2021 é o único carro da marca sem controle de estabilidade

Estilo não ganha jogo sem ajuda dos itens de segurança, o velho ponto fraco do hatch

Por Eduardo Passos
Atualizado em 5 nov 2020, 19h51 - Publicado em 5 nov 2020, 19h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • city
     (Divulgação/Honda)
    Honda City 2021 Traseira 34
    O novo Honda City 2021 (Divulgação/Honda)

    Quando um time de futebol balança, é normal que os cartolas substituam o treinador por outro de estilo bem distinto, em busca de um ‘fato novo’ que melhore as coisas. 

    A Honda, entretanto, parece mais focada na próxima temporada e anunciou o City 2021 sem grandes mudanças; abrindo espaço para a próxima geração do sedã compacto.

    5d3acbdcb15564724221a47da9773824
    Desenho disfarça o amplo porta-malas de 536 litros (Divulgação/Honda)

    Segundo a japonesa, os destaques do novo modelo incluem faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular para acendimento das luzes de série. Mas um dos pontos que mais chamam atenção é justamente a falta dos sistemas de controle de tração e estabilidade, e também do hill holder, que está relacionado a eles.

    Todos os outros modelos da Honda trazem esse importante equipamento de segurança ativa (até mesmo os companheiros de plataforma Fit e WR-V).

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    Oferecido em cinco versões, o novo City tem preço inicial de R$ 67.800, na variante DX. O modelo de entrada já traz itens básicos como ar-condicionado e direção elétrica, além dos obrigatórios ABS e cinto de três pontos para os cinco ocupantes. Os faróis de led também seguem presentes.

    Continua após a publicidade
    Honda City 2021 (2)
    (Divulgação/Honda)

    A versão Personal é apenas R$ 390 mais cara e traz piloto automático do tipo ‘cruise control’ e câmbio CVT com conversor de torque, em substituição ao manual de cinco marchas do DX.

    Umas das novidades mais significativas do novo City é a inclusão da central multimídia na versão intermediária LX (R$ 82.100), consideravelmente mais cara que os modelos mais simples. A central da Honda não enche os olhos mas cumpre o que se espera, já que oferece suporte às interfaces Android Auto e Apple CarPlay via tela de 7 polegadas. Além disso há assistente de voz para funções do celular, como atender e realizar chamadas.

    Central de mídia City 2021
    Com 7 polegadas, a tela multimídia do City também está presente na versão intermediária (Divulgação/Honda)

    Aproveitando a boa tela, a central oferece a visualização da câmera de ré com três ângulos de visão e indicação de distância por cores. E quatro ‘tweeters’ incrementam o sistema de som do veículo.

    Se essa central já estava presente nas versões de topo do City 2020, as mudanças do City EX (R$ 87.400) se resumem a um novo porta-revistas atrás do banco do motorista.

    Os destaques do modelo são os mesmos do ano anterior: ar-condicionado digital, airbags frontais e laterais (quatro, no total) e simulação de sete marchas via paddle shifts no volante.

    11f3d00031459779e1c8ccdc1dac8cf4
    Controle digital do ar-condicionado é comodidade dos Honda City mais caros (Divulgação/Honda)

    Topo de linha, a versão EXL (R$ 93.100) agora traz retrovisor interno fotocrômico e mantém como diferencial um conjunto de seis airbags e faróis full-led.

    Nada novo sob o capô

    Se mesmo itens simples seguem inalterados no City 2021, é lógico supor que o modelo traz o mesmo bom motor 1.5 FlexOne da linha 2020.

    Com 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, o propulsor conta com o sistema i-VTEC, de abertura variável das válvulas, para otimizar seu desempenho e consumo.

    Continua após a publicidade
    Honda City Guia de Usados
    Motor 1.5 flex do City (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Uma falha grave, entretanto, segue sendo a falta dos sistemas de controle de tração e estabilidade em todas as versões. Por mais que a pandemia tenha motivado o Contran a adiar a obrigatoriedade desses itens

    airbag
    Sem ESP, a versão de topo EXL traz seis airbags (Divulgação/Quatro Rodas)

    A falta de novidades da Honda é um indicativo que a nova geração do City, atrasada por conta do atípico 2020, está cada vez mais próxima. Já à venda na Ásia, o novo modelo terá a árdua missão de escalar a tabela dos sedãs compactos mais vendidos, na qual ocupa a 11ª posição.

    Continua após a publicidade

    Dado que concorrentes como o novo Versa trazem até sistemas de autonomia veicular, o próximo City finalmente deverá contar com mais mecanismos de proteção. Seus ‘fatos novos’ também incluem plataforma e motor, além de mudanças profundas no interior.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa_738_insta

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.