Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Honda Civic Type R estabelece recorde em Suzuka antes de seu lançamento

Hatch esportivo superou o tempo da sua geração passada e agora é dono da volta mais rápida entre os modelos de tração dianteira em Suzuka

Por João Vitor Ferreira
8 abr 2022, 18h14
Honda Civic Type R Suzuka
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

O novo Honda Civic Type R sequer foi revelado por completo, mas já está fazendo história. Isso porque o esportivo quebrou o recorde de volta rápida entre os modelos com tração dianteira no tradicional autódromo de Suzuka, no Japão.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O tempo estabelecido foi de 2min23s12, exatamente 0,872 segundo mais rápido que o antigo recorde, que pertencia ao Civic Type R Limited Edition da geração passada.

Vale ressaltar que o antigo recordista era a versão mais hardcore do Type R naquela época, tendo peso reduzido, suspensão e direção revisadas para a pista, rodas de 20’’ forjadas e pneus Michelin Cup 2, tudo isso para melhorar a performance.

Continua após a publicidade

Durante o traçado de 5,8 km em Suzuka, o Honda Civic Type R atingiu uma velocidade máxima de 231 km/h, mas não há nada concreto de que esse seja seu limite. Pelo que se especula, o modelo terá um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, semelhante ao da versão passada porém atualizado para gerar cerca de 320 cv. A única certeza é que o câmbio será manual de seis marchas, assim como o Civic Si.

Honda Civic Type R Suzuka frontal
(Divulgação/Honda)

O próximo desafio deverá ser no clássico autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Em 2017, o Type R da época fez história por lá, registrando o tempo de volta mais rápido entre os FWD e, por consequência, se tornando o carro de tração dianteira mais rápido do mundo. Resta saber se o modelo 2023 repetirá esse feito.

Continua após a publicidade
Honda Civic Type R Suzuka 1
(Divulgação/Honda)

Mais informações sobre o Honda Civic Type R 2023, assim como o seu visual, só serão reveladas no próximo trimestre, em sua estreia oficial. Mundialmente, ele irá rivalizar com outro esportivo japonês, o recém revelado Toyota GR Corolla. Este, que por sua vez, terá motor 1.6 turbo, 304 cv, câmbio manual de seis velocidades, tração integral e que está confirmado para o Brasil. 

Continua após a publicidade

Quanto ao Civic, apenas sua versão híbrida será importada para o Brasil e não há nenhum rumor sobre a vinda do Type R. Uma pena, já que ele e o Corolla têm uma rivalidade histórica por aqui e com suas versões esportivas não seria diferente.

Honda Civic Type R Suzuka traseira
(Divulgação/Honda)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.