Honda Civic Type-R poderá se tornar esportivo híbrido no futuro
Honda Europa revelou que seria possível fazer uma versão híbrida utilizando a plataforma atual do Type-R, porém ele se manteria com tração dianteira
De malas prontas para o Brasil, o novo Honda Civic Type-R foi apresentado há apenas uma semana. Mas é provável que a montadora japonesa já esteja desenvolvendo uma versão ainda mais potente do hot hatch para o futuro.
Ainda não há nada confirmado, mas Ko Yamamoto, consultor técnico da Honda Europa, deixou no ar que uma possível versão híbrida plug-in pode estar nos planos. Para a Autocar, Yamamoto explicou que a plataforma atual do Civic não suporta uma eletrificação completa, mas seria possível fazê-la com um certo nível de hibridização plug-in.
Sendo puramente a combustão, a versão envenenada do motor quatro cilindros 2.0 turbo do Type R teria 330 cv e 42,8 kgfm torque no eixo dianteiro. Com a adição de um sistema híbrido plug-in, espera-se que esse número seja ainda maior.
Mas Yamamoto descarta uma tração integral, devido ao ganho de peso do sistema. “Acho que a tração nas quatro rodas realmente não lida com o princípio do Type R. Não é necessariamente mais rápido, mas é mais pesado”, explica ele.
Vale ressaltar que esta plataforma já é utilizada de maneira híbrida pelo Civic hatch padrão na Europa e pelo Honda CR-V, que inclusive tem tração integral. A questão seria como adaptar a dirigibilidade do Type R a esse tipo de sistema. “Existem certos atributos que são importantes para um Type R: a resposta final, a unidade entre motorista e máquina. Como isso está sendo alcançado? Essa é outra história, e tenho certeza de que pode ser alcançada com algum tipo de eletrificação.” diz Yamamoto.
Sem confirmar nada, pelas respostas podemos especular que o projeto ainda esteja no começo. De acordo com documentos canadenses sobre o Civic Type-R, o modelo será vendido por três anos, quando deverá ser substituído. É possível que a versão plug-in deva surgir mais para frente e já antecipe um pouco de uma possível mecânica da próxima geração do esportivo.
Lembrando que o Civic Type-R será vendido no Brasil a partir de 2023, logo nada nos impede de sonhar com sua possível versão híbrida por aqui.
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Volkswagen Jetta GLI 2026 estreia em novembro por R$ 269.990; saiba tudo sobre o sedã
Citroën Basalt decepciona e recebe nota zero em teste de colisão
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não

