A Honda anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento da CG 150 Titan CBS 2015, a primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System), disponível nas versões ESD (preta ou vermelha com a lateral branca) e EX (vermelha com a lateral branca ou tricolor) por R$ 7.680,00 e R$ 8.180,00, respectivamente.
Segundo a Honda, essa atitude faz parte de uma política global da marca em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais.
Conforme explica a fabricante japonesa, o CBS da CG 150 Titan diferencia-se do aplicado nos scooters da marca por dispor de sistema de frenagem que combina o funcionamento hidráulico e mecânico.
Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. Dessa forma, a proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.
O modelo vem equipado com o mesmo motor presente na CG 150 Titan 2014, o já conhecido (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm³, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados.
O bloco bicombustível da motocicleta entrega 14,2 cv de potência a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 mkgf a 6.500 rpm, quando a moto for abastecida com gasolina. Com etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e o torque de 1,45 mkgf a 6.500 rpm.