Honda NSX vira carro de polícia com direito a evento em autódromo
Esportivo de 573 cv foi doado por magnata japonês e vai fazer ronda nos arredores da pista de Suzuka

A polícia da província de Mie, no Japão, ganhou um reforço de peso para patrulhar as estradas ao redor do circuito de Suzuka: um Honda NSX com 573 cv. O esportivo foi doado por um empresário apaixonado por velocidade e apresentado em um evento pomposo no lendário autódromo.
O doador é um magnata do setor imobiliário e fã de corridas. Ele disse que gostaria de ver o carro em ação no desfile policial que antecede a etapa de Suzuka da Super GT, uma das principais categorias do automobilismo japonês, em agosto.
O NSX, avaliado em 25 milhões de ienes (cerca de R$ 996 mil), passou por adaptações para uso policial, como pintura preta e branca, luzes vermelhas no teto e a inscrição “Police” nas portas. O esportivo é equipado com motor V6 biturbo, combinado a três motores elétricos.
A ideia, segundo as autoridades locais, é combinar visibilidade e eficiência — afinal, não é todo dia que se vê uma viatura capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.

O autódromo de Suzuka deve abrir espaço para fotos com o carro antes da corrida de agosto.
Não é a primeira vez que a polícia japonesa usa esportivos. Modelos como Nissan GT-R, Skyline e Mazda RX-7 já integraram frotas regionais.
Enquanto o Japão aposta em carros nacionais para patrulhas, Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, exibe uma frota de luxo com modelos como Bugatti Veyron e Lamborghini Aventador.
No Brasil, casos de veículos esportivos em uso policial são raros. Em 2024, a Polícia Federal chegou a apreender um Porsche 911 Turbo durante operação em Santa Catarina, mas o uso permanente de carros do tipo não é comum.