Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Honda pode trazer picape Ridgeline para o Brasil

Depois de Renault e da Mercedes, marcas como Honda (no Brasil) e Hyundai e Lexus (no exterior) se preparam para entrar no segmento

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 20h41 - Publicado em 3 mar 2016, 12h27
Honda Ridgeline
Com porte igual ao da S10, a Ridgeline tem estrutura monobloco com aços de alta resistência ()

A Honda estuda a possibilidade de vender a picape média Ridgeline no Brasil. Segundo uma fonte, o modelo viria para brigar nas faixas mais altas do segmento, onde estão as versões mais caras de Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e VW Amarok. A estreia seria em 2018, ano em que as novas Nissan Frontier e Renault Alaskan vêm para se juntar ao grupo.

A Ridgeline foi mostrada em janeiro, durante o Salão de Detroit, na segunda geração. Ela foi desenvolvida sobre a nova plataforma Global Light Truck, que estreou no SUV Pilot, o irmão maior do CR-V, lançado em 2015. Uma das particularidades da Ridgeline, desde a primeira geração, é ter o chassi monobloco, assim como a nova Fiat Toro. Essa Honda, aliás, foi uma das picapes avaliadas pela Fiat como referência no início do desenvolvimento da Toro.

Continua após a publicidade
Honda Ridgeline
Só a largura do console central entrega que o interior é de uma picape ()

Na segunda geração, a Ridgeline mudou o design, ficou mais longa (tem 536,2 cm de comprimento, ligeiramente maior que a S10, com 534,7 cm) e ganhou novos recursos, como bancos rebatíveis e um fundo falso na caçamba, que aumentou o espaço para bagagem. A tampa traseira é reversível, podendo ter abertura vertical ou horizontal, recurso que lembra o da Toro, com a diferença de que na Fiat a tampa é bipartida. A Ridgeline conta com motor V6 3.5 e câmbio automático de seis marchas, com transmissão 4×2 ou 4×4. 

Honda Ridgeline
Tampa reversível pode ser aberta na horizontal ou na vertical ()

Honda Ridgeline
Fundo falso permite o transporte protegido de cargas menores ()

Continua após a publicidade

As picapes são a bola da vez não só no Brasil. Enquanto tradicionais fabricantes tratam de renovar sua oferta, marcas que estão de fora do segmento não veem a hora de entrar. Além das já anunciadas Renault, com a Alaskan, e sua parceira Mercedes, com a GLT, mais duas marcas manifestam interesse nesse mercado: Hyundai e Lexus.

A Hyundai, que apresentou a picape-conceito Santa Cruz no Salão de Detroit de 2015, este ano voltou ao evento divulgando que o projeto definitivo da versão comercial está praticamente aprovado. A Santa Cruz também terá chassi monobloco. Será o mesmo que serve de base para o SUV Tucson de terceira geração, lançado no ano passado na Coreia. Com visual futurista, a versão conceitual é uma picape média com cabine dupla e quatro portas, sendo que as traseiras são do tipo suicida. Sob o capô, a unidade mostrada em Detroit tinha motor diesel 2.0 turbo de 190 cv.

Hyundai Santa Cruz
Portas traseiras abrem-se para trás, no formato suicida ()

No mesmo evento, no estande da Lexus, o diretor de planejamento da marca revelou que tem planos de lançar uma picape média no futuro. A novidade seria derivada da nova Toyota Hilux, lançada no fim de 2015 no Brasil, o que facilita em muito o desenvolvimento. A Toyota já faz esse tipo de compartilhamento com a Lexus com os sedãs Camry/ES, e os SUVs, Land Cruiser/GX. Mas por enquanto a Hilux da Lexus é apenas uma ideia, segundo o executivo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.