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Honda pretende lançar pelo menos 10 motos elétricas até 2025

A empresa também pretende reduzir a emissão das motos a combustão introduzindo motor flex brasileiro em outros países

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 set 2022, 21h01 - Publicado em 13 set 2022, 18h22
Honda PCX ELÉTRICA
Honda PCX EV (Divulgação/Honda)
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A Honda está se preparando para uma nova era no mercado das motocicletas. A maior fabricante do mundo irá investir pesado na eletrificação de seu portfólio e pretende lançar ao menos 10 novos modelos até 2025 por todo o mundo.

Com o lançamento das novas motos, a intenção da Honda é aumentar a quantidade de motos EVs vendidas pela marca. Para 2026, a previsão é que elas correspondam a 5% do total de vendas, equivalente a um milhão de unidades. Já em 2030, a intenção é chegar aos 3,5 milhões, que correspondem a 15%. Ao todo, a Honda afirma que dois terços dos seus 30 milhões de clientes correspondem ao mercado de motocicletas.

previsão de vendas EVs Honda
previsão da Honda é chegar a 1 milhão de EVs vendidos em 2026 e 3,5 milhões em 2030 (Divulgação/Honda)

A Honda estará dividindo seus futuros modelos em três subcategorias: EBs (bicicletas elétricas que não passam de 25 km/h), EMs (ciclomotores que vão até 50 km/h) e as motocicletas EVs tradicionais (superam os 50 km/h). 

Segunda a Honda, uma boa fatia das vendas globais de motocicletas elétricas é composta por EBs e EMs, totalizando 90%. A China é o principal mercado e até 2024 irá receber cinco novos modelos dessas categorias. Além do chineses, Japão, Europa e outros países asiáticos também receberão os lançamentos.

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Entre as motos tradicionais, a Honda planeja o lançamento de dois modelos para Ásia, Europa e Japão entre 2024 e 2025. Nesse mesmo período, a montadora lançará outras quatro motocicletas elétricas que estrearão a plataforma FUN, que está em desenvolvimento. Estes modelos estarão disponíveis para EUA, Europa e Japão e serão três de tamanho normal e uma exclusiva para crianças.

futuros modelos FUN honda
Honda lançará quatro novos modelos na futura plataforma FUN, sendo três para adultos e um infantil (Divulgação/Honda)

A Honda também está trabalhando na padronização das baterias e na melhora da infraestrutura de carregamento. A ideia é que as motocicletas elétricas, de modo geral, passem a usar o mesmo tipo de bateria que poderia ser compartilhada entre os proprietários de uma rede de compartilhamento.

bateria estado solido honda
Outra novidade que está em desenvolvimento na Honda são as baterias de estado totalmente sólido (Divulgação/Honda)
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No Japão, quatro montadoras de motocicletas já concordaram com a padronização proposta. Atualmente, a Honda já testa um modelo de compartilhamento de baterias na Indonésia e pretende expandir a iniciativa para Índia e outros países asiáticos.

teaser motos eletricas honda
Ao todo, a empresa pretende lançar 10 ou mais novos modelos até 2025 (Divulgação/Honda)

Em paralelo, a empresa também está desenvolvendo um novo tipo de bateria em estado totalmente sólido e está trabalhando para que seus modelos a combustão tornem-se 100% neutros em carbono.

Para isso, a Honda quer oferecer seus motores flex para outros países. Atualmente apenas o Brasil conta com motores E100, que aceitam 100% de etanol. O próximo passo seria introduzir esses motores na Índia, começando pelos E20 (mistura com 20% de etanol) a partir de 2023, com os modelos E100 chegando a partir de 2025.

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