A Honda está se preparando para uma nova era no mercado das motocicletas. A maior fabricante do mundo irá investir pesado na eletrificação de seu portfólio e pretende lançar ao menos 10 novos modelos até 2025 por todo o mundo.
Com o lançamento das novas motos, a intenção da Honda é aumentar a quantidade de motos EVs vendidas pela marca. Para 2026, a previsão é que elas correspondam a 5% do total de vendas, equivalente a um milhão de unidades. Já em 2030, a intenção é chegar aos 3,5 milhões, que correspondem a 15%. Ao todo, a Honda afirma que dois terços dos seus 30 milhões de clientes correspondem ao mercado de motocicletas.
A Honda estará dividindo seus futuros modelos em três subcategorias: EBs (bicicletas elétricas que não passam de 25 km/h), EMs (ciclomotores que vão até 50 km/h) e as motocicletas EVs tradicionais (superam os 50 km/h).
Segunda a Honda, uma boa fatia das vendas globais de motocicletas elétricas é composta por EBs e EMs, totalizando 90%. A China é o principal mercado e até 2024 irá receber cinco novos modelos dessas categorias. Além do chineses, Japão, Europa e outros países asiáticos também receberão os lançamentos.
Entre as motos tradicionais, a Honda planeja o lançamento de dois modelos para Ásia, Europa e Japão entre 2024 e 2025. Nesse mesmo período, a montadora lançará outras quatro motocicletas elétricas que estrearão a plataforma FUN, que está em desenvolvimento. Estes modelos estarão disponíveis para EUA, Europa e Japão e serão três de tamanho normal e uma exclusiva para crianças.
A Honda também está trabalhando na padronização das baterias e na melhora da infraestrutura de carregamento. A ideia é que as motocicletas elétricas, de modo geral, passem a usar o mesmo tipo de bateria que poderia ser compartilhada entre os proprietários de uma rede de compartilhamento.
No Japão, quatro montadoras de motocicletas já concordaram com a padronização proposta. Atualmente, a Honda já testa um modelo de compartilhamento de baterias na Indonésia e pretende expandir a iniciativa para Índia e outros países asiáticos.
Em paralelo, a empresa também está desenvolvendo um novo tipo de bateria em estado totalmente sólido e está trabalhando para que seus modelos a combustão tornem-se 100% neutros em carbono.
Para isso, a Honda quer oferecer seus motores flex para outros países. Atualmente apenas o Brasil conta com motores E100, que aceitam 100% de etanol. O próximo passo seria introduzir esses motores na Índia, começando pelos E20 (mistura com 20% de etanol) a partir de 2023, com os modelos E100 chegando a partir de 2025.