A Honda completou o hiato entre o HR-V e o CR-V no mercado europeu com o crossover ZR-V, que se concentra principalmente na versão esportiva. Enquanto isso, o CR-V, maior, recebe uma nova unidade híbrida plug-in e um facelift.
Se você olhar para a frente do novo Honda ZR-V, verá uma mistura interessante. A grade lembra um Aston Martin e a assinatura das luzes diurnas tem um ar de Skoda, subsidiária da Volkswagen na Europa.
Pelo menos a grade dá uma indicação muito boa do público-alvo do crossover. Destina-se a atrair principalmente os motoristas mais jovens que gostam de dirigir mais rápido. Não apenas isso: o ZR-V está entre o HR-V e o CR-V e, portanto, fecha uma lacuna importante na linha da Honda.
“Esse modelo combina um alto nível de adequação para o uso diário com excelente conforto, design atraente, dinâmica esportiva e nossa extraordinária propulsão híbrida e:HEV, tornando-o um complemento perfeito para nossa linha de modelos europeus”, diz Yutaka Kato, líder do projeto.
O ZR-V adota o trem de força totalmente híbrido e:HV do Civic, com o qual também compartilha algumas outras tecnologias. Isso significa 184 cv e um torque máximo de 32,1 kfm. O destaque desse híbrido é que a interação entre o motor a gasolina é invertida, o motor elétrico é responsável pela propulsão, enquanto o motor a combustão atua como gerador, o que, segundo a Honda, traz vantagens em termos de eficiência.
Para garantir isso, o motor de dois litros e quatro cilindros opera no ciclo Atkinson, no qual o combustível é injetado várias vezes nas câmaras de combustão em alta pressão. A eficiência térmica do motor de combustão é de uns impressionantes 41%.
A bateria de 1,5 kWh é responsável pela recuperação e armazenamento temporário da energia. O automático E-CVT regula o torque variando a corrente entre o gerador e o motor elétrico. Graças à interação entre bateria e transmissão automática, o Civic deve ser capaz de rodar até 90% eletricamente no trânsito da cidade, o que deve resultar em um consumo de mais de 20 km/l.
No entanto, a Honda ainda fala de uma “experiência de condução emocionante” com o ZR-V. Será interessante ver como os técnicos da marca irão concretizar este projeto. Um trunfo deve ser o chassi com direção direta e esportiva derivada do Civic e CR-V. Possui eixo traseiro multi-link e deve permitir dinâmicas conhecidas dos hatches esportivos. No entanto, o conforto não deve ser negligenciado.
O interior continua com as semelhanças entre os dois irmãos tecnológicos. Como o Civic, a tela sensível ao toque mede nove polegadas e várias portas USB ajudam a carregar celulares. As superfícies revestidas com espuma transmitem uma impressão de valor ao toque e o porta-malas oferece espaço de armazenamento suficiente com capacidade máxima de 1.291 litros, mesmo que o volume não seja recorde.
A expectativa é que o SUV médio desembarque no Brasil em 2023 equipado com o mesmo 1.5 turbo do novo Civic, com números na casa dos 192 cv e 24,8 kgfm.
CR-V agora é híbrido plug-in
Algo também está acontecendo com o Honda CR-V. Se desejado, o SUV agora pode ser convertido em um veículo elétrico de meio período e será equipado com um trem de força PHEV. Curiosamente, o CR-V e:PHEV usa os mesmos componentes que o híbrido completo e:HEV.
Isso significa que o motor a combustão 2.0 de quatro cilindros opera no ciclo Atkinson e movimenta o SUV junto com um motor elétrico. Apenas a bateria agora é significativamente maior do que no e:Hev e leva o CR-V a andar 81 km somente usando eletricidade. Segundo a Honda, as baterias são totalmente carregadas novamente após 2h30.
A variante de tração integral não é a única inovação do CR-V, que também vem com uma roupagem diferente para competir com o VW Tiguan. O CR-V, mesmo que as lanternas traseiras ainda exalam um toque de Volvo. O interior é bastante clássico, você não encontrará uma tela sensível ao toque monstruosa e todos os tradicionalistas ficarão felizes com os botões e alavancas claramente atribuídos.
Assim como o espaço extra que vem com o carro maior. A distância entre-eixos aumentou 4 cm e o espaço para as pernas traseiro aumentou 16 mm. Quase mais importante é o fato de os encostos traseiros terem um ângulo de ajuste 10,5 graus maior. Isso significa que a posição sentada vertical é coisa do passado e você viaja muito mais confortavelmente na segunda fila.
Para tornar a condução mais segura, o CR-V é o primeiro modelo europeu da montadora a ser equipado com o pacote de segurança Honda Sensing 360, que utiliza cinco sensores de radar e uma câmera grande angular para monitorar todo o entorno do carro.
O CR-V com a mecânica híbrida está confirmada para o Brasil e deve estrear ainda em 2023.