Honda ZR-V encalha e é vendido mais barato que HR-V 1.5 turbo
Com descontos que chegam a beirar os R$ 35.000, Honda ZR-V passa a ser vendido com preço de Toyota Corolla Cross 2.0
Lançado no Brasil em outubro de 2023, o Honda ZR-V ainda não conseguiu encontrar seu lugar, tanto no segmento de SUVs médios quanto na gama de modelos da fabricante japonesa. Algumas concessionárias, porém, até tentam fazer isso: agora o ZR-V é vendido mais barato até que todas as versões do HR-V 1.5 turbo.
Enquanto o preço sugerido do Honda ZR-V Touring no Brasil é mantido em R$ 214.500 desde o lançamento, há concessionárias vendendo o modelo por R$ 179.990. É um desconto representativo de R$ 34.510 ou 16%. É o caso das concessionárias Sampa Motors, de São Paulo (SP), para carros com cores sólidas. Cores metálicas elevam a fatura para R$ 184.490.
Em outras concessionárias, como a H Motors, em Cotia (SP), e Forte Norte (São Paulo, SP), o preço é R$ 186.400. Ainda assim, o Honda ZR-V sai mais barato que o HR-V Advance, versão mais em conta com o motor 1.5 turbo de 177 cv, e que custa R$ 188.500. Todos os carros anunciados ainda são ano-modelo 2023/2024.
Faz alguns meses que a Honda oferece bônus, mas limitados em até R$ 20.000, e condições de financiamento com taxa de juros zero para seu SUV médio.
Mesmo assim, as vendas do ZR-V continuam em baixa, com uma média de 410 emplacamentos mensais, muito aquém das expectativas da Honda, que planejava vender 1.000 unidades por mês no Brasil.
O melhor mês de vendas foi março, com 619 unidades e se emplacaram 699 unidades em 2023, em 2024 conseguiram 2.996 emplacamentos até julho.
Não são números exatamente ruins, mas o ZR-V é um SUV médio e todos os concorrentes já têm motores turbo mais potentes. Contudo, por R$ 179.990, torna-se um carro a ser considerado: um Toyota Corolla Cross XRE também tem motor 2.0 aspirado e custa R$ 179.890.
O maior desafio para o Honda ZR-V nas lojas está em seu conjunto mecânico: usa o mesmo motor 2.0 aspirado do antigo Honda Civic, mas em versão a gasolina: só tem 161 cv e 19,1 kgfm, domados por um câmbio CVT com simulação de sete marchas. O entre-eixos de 2,65 m também o torna mais próximo dos SUVs compactos do que dos SUVs médios.
Uma rivalidade mais forte com o Corolla Cross faz todo o sentido, tanto pelas dimensões equivalentes quanto pela plataforma. Tecnicamente, o Honda ZR-V é um Honda Civic. Seu painel, por exemplo, é o mesmo do Civic – que só chega ao Brasil com mecânica híbrida..