Depois de apresentar o conceito e a nova marca Mengshi, a montadora chinesa Dongfeng Motors mostra a versão definitiva daquele que será seu equivalente ao GMC Hummer EV. Batizado de M-Hero, o SUV elétrico de aspecto militar é praticamente idêntico ao conceito M-Terrain apresentado em setembro.
Além da aparência e proporções semelhantes, o Hummer e oM-Hero compartilham também a história. Desde 2006, a Dongfeng produz o EQ2050 para o exército chinês, que foi feito a partir da engenharia reversa de um Humvee, o famoso SUV militar americano que deu origem ao Hummer.
Embora seja quase um “clone”, o novo M-Hero tem suas particularidades. Por exemplo, os faróis separados dão um ar mais agressivo, enquanto seu capô e a carroceria apresentam muitos vincos, mais um detalhe que traz a impressão de que o utilitário está pronto para a guerra.
Poucas alterações foram feitas em relação ao conceito. Entre elas, estão as maçanetas e os estribos, que se tornaram fixos, enquanto os reboques foram colocados atrás dos robustos para-choques. As portas dianteiras ganharam um detalhe rústico e agora tem suas dobradiças bem aparentes.
Em setembro, a Dongfeng também havia apresentado o M-Terrain Sport, uma versão com design mais aventureiro. Porém, não foram reveladas imagens ou informações de uma possível versão esportiva do M-Hero.
Com 5,2 metros de comprimento, o modelo chinês terá mais potência do que o Hummer EV SUV, que chega em 2024 com até 824 cv. Já o Mengshi M-Hero terá quatro motores elétricos, que juntos somam mais de 1.000 cv, ficando mais próximo da versão picape de 1.014 cv.
Enquanto ainda era um conceito, a Dongfeng anunciou que a mecânica do M-Hero – na época ainda M-Terrain – teria 163,2 kgfm e faria de 0 a 100 km/h em 4,2 s. Esses números deverão ser mantidos, já que a marca divulgou que ele manterá 80% do protótipo, incluindo também a estrutura do chassi totalmente controlado, o crab mode, condução autônoma de nível 3 e a suspensão a ar independente.
Outra semelhança entre o M-Terrain e o Hummer EV SUV é o preço. Na China, o jipão deve ter preços a partir dos 700.000 yuans, aproximadamente 100.000 dólares – ou 522.000 reais na conversão direta – a mesma estimativa do SUV americano. Os dois modelos devem ser lançados em seus respectivos países no início de 2023.