Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hummer H1 volta a ser produzido em versão civil por Bob Lutz

Feito nos EUA, modelo terá o mercado da China como principal destino

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2017, 10h51 - Publicado em 10 Maio 2017, 10h49
rg-shanghai-humvee-c-series-1_2560
O Humvee C-Series chegou a ser mostrado no Salão de Xangai, no mês passado (Divulgação/Quatro Rodas)

Fora de produção desde 2010, o Hummer H1 está de retorno ao mercado pelas mãos da VLF Automotive. A diferença é que seu nome a partir de agora será Humvee C-Series: o nome “Hummer” ainda pertence à General Motors. Além disso, o carro não será vendido nos Estados Unidos.

Humvee, na verdade, é um acrônimo bastante popular nos EUA para a sigla HMMWV (High Mobility Multiporpose Wheeled Vehicle), designação original do veículo militar desenvolvido para o Exército americano – o nome Hummer seria depois aplicado à versão civil.

Quem está por trás da VLF é Bob Lutz, ex-presidente da General Motors, além do designer Henrik Fisker e de Gilbert Villarreal, ex-executivo da Boeing. Além do Fisker Karma com powertrain do Corvette ZR1 e de versões customizadas do Viper e do Mustang, a empresa finalizará o Humvee em sua pequena fábrica no Michigan, destinando toda a produção para exportação.

HUMVE-C-SERIES-Shipping-1
Bitolas largas garantem estabilidade em terrenos difíceis (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mesmo depois da GM ter encerrado a produção do Hummer para uso civil, em 2010, a AM General continuou produzindo sua versão militar HMMWV para as forças armadas e policiais de diversos países. Em 2013, ela passou a vender kits do C-Series sem conjunto mecânico para civis por 60 mil dólares.

Agora a VLF Automotive montará os carros com mecânica GM e os enviará para a África, Europa, Oriente Médio e China. Mas a empresa não pode vendê-lo nos EUA: ele não pode ser homologado como um veículo fora-de-série, pois nunca deixou de ser produzido, nem se enquadra nos testes de colisão e nas regras de emissões atuais para os carros de produção. 

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ZrCDHFyoPiQ&w=680&h=383]

Continua após a publicidade

O Humvee C-Series tem chassi de aço e carroceria de alumínio, que pode ser pintada nas cores branco, preto e em dois tons de cinza. Serão três versões: a Bravo, com portas e teto de lona; a Charlie, com portas e tetos rígidos, interior de vinil e bancos aquecidos; e a Delta, com interior de couro, ar-condicionado com saída traseira e rádio com Bluetooth.

HUMVE-C-SERIES-Shipping-2-e1491328812708
(Divulgação/Quatro Rodas)

Serão quatro opções de motores. Três deles são variações do V8 6.5 a diesel com 190 cv, 205 cv e 250 cv. O outro é um V8 6.2 a gasolina de 430 cv e 56,6 mkgf que deve fazer evaporar o combustível – na década de 1990, os Hummer H1 a gasolina tinham tanques de 157 litros! O câmbio é sempre automático de quatro marchas.

Continua após a publicidade

A VLF planeja produzir até 100 unidades até o final do ano, boa parte para a China. O preço inicial é estimado em 150 mil dólares – R$ 478 mil em conversão direta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.