Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hummer H1 volta a ser produzido em versão civil por Bob Lutz

Feito nos EUA, modelo terá o mercado da China como principal destino

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 Maio 2017, 10h51 - Publicado em 10 Maio 2017, 10h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • rg-shanghai-humvee-c-series-1_2560
    O Humvee C-Series chegou a ser mostrado no Salão de Xangai, no mês passado (Divulgação/Quatro Rodas)

    Fora de produção desde 2010, o Hummer H1 está de retorno ao mercado pelas mãos da VLF Automotive. A diferença é que seu nome a partir de agora será Humvee C-Series: o nome “Hummer” ainda pertence à General Motors. Além disso, o carro não será vendido nos Estados Unidos.

    Humvee, na verdade, é um acrônimo bastante popular nos EUA para a sigla HMMWV (High Mobility Multiporpose Wheeled Vehicle), designação original do veículo militar desenvolvido para o Exército americano – o nome Hummer seria depois aplicado à versão civil.

    Quem está por trás da VLF é Bob Lutz, ex-presidente da General Motors, além do designer Henrik Fisker e de Gilbert Villarreal, ex-executivo da Boeing. Além do Fisker Karma com powertrain do Corvette ZR1 e de versões customizadas do Viper e do Mustang, a empresa finalizará o Humvee em sua pequena fábrica no Michigan, destinando toda a produção para exportação.

    HUMVE-C-SERIES-Shipping-1
    Bitolas largas garantem estabilidade em terrenos difíceis (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Mesmo depois da GM ter encerrado a produção do Hummer para uso civil, em 2010, a AM General continuou produzindo sua versão militar HMMWV para as forças armadas e policiais de diversos países. Em 2013, ela passou a vender kits do C-Series sem conjunto mecânico para civis por 60 mil dólares.

    Agora a VLF Automotive montará os carros com mecânica GM e os enviará para a África, Europa, Oriente Médio e China. Mas a empresa não pode vendê-lo nos EUA: ele não pode ser homologado como um veículo fora-de-série, pois nunca deixou de ser produzido, nem se enquadra nos testes de colisão e nas regras de emissões atuais para os carros de produção. 

    [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ZrCDHFyoPiQ&w=680&h=383]

    Continua após a publicidade

    O Humvee C-Series tem chassi de aço e carroceria de alumínio, que pode ser pintada nas cores branco, preto e em dois tons de cinza. Serão três versões: a Bravo, com portas e teto de lona; a Charlie, com portas e tetos rígidos, interior de vinil e bancos aquecidos; e a Delta, com interior de couro, ar-condicionado com saída traseira e rádio com Bluetooth.

    HUMVE-C-SERIES-Shipping-2-e1491328812708
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Serão quatro opções de motores. Três deles são variações do V8 6.5 a diesel com 190 cv, 205 cv e 250 cv. O outro é um V8 6.2 a gasolina de 430 cv e 56,6 mkgf que deve fazer evaporar o combustível – na década de 1990, os Hummer H1 a gasolina tinham tanques de 157 litros! O câmbio é sempre automático de quatro marchas.

    Continua após a publicidade

    A VLF planeja produzir até 100 unidades até o final do ano, boa parte para a China. O preço inicial é estimado em 150 mil dólares – R$ 478 mil em conversão direta.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.