A Hyundai apresenta no Salão de Chicago o novo Elantra GT, versão norte-americana do i30. Agora em sua terceira geração, o hatch abandona o desenho cheio de curvas e vincos em favor de um estilo alemão, com linhas mais limpas e discretas.
Nos Estados Unidos, será comercializado em duas versões. O Elantra GT de entrada tem motor 2.0 aspirado com injeção direta e 164 cv de potência, atrelado aos câmbios manual ou automático, ambos de seis marchas. Já o Elantra GT Sport recebe o 1.6 turbo com injeção direta de 204 cv e 26,7 mkgf de torque, com transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem de sete velocidades.
Além da parte mecânica, outra diferença entre a versão GT e GT Sport é que a primeira tem suspensão por eixo de torção na traseira, enquanto a segunda traz suspensão independente multilink, além de freios a disco maiores e rodas de 18 polegadas (as outras versões usam aro 17”).
Assim como o i30 europeu, o Elantra GT ficou 28 kg mais leve e sua carroceria é 22% mais rígida se comparado a geração anterior. Isso foi possível graças ao chassi com 53% de aço de alta resistência. O pacote de segurança é formado por controle de velocidade adaptativo, frenagem automática com detecção de pedestres, assistente de saída de faixa e faróis alto automático.
Entre os equipamentos, destaque para luzes diurnas de led verticais (de cor âmbar, seguindo as especificações dos EUA), bancos de couro, central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com espelhamento de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto, e sistema de som de alta definição.
Opcionalmente, há faróis de led, ar-condicionado de duas zonas e recarregamento de celular por indução (sem fio). O novo Hyundai Elantra GT será vendido no final do primeiro semestre nos EUA.