A Hyundai Motor Brasil (HMB) anunciou uma atualização na sua parceria com a Caoa, até então a única responsável pela importação de carros da fabricante sul-coreana. Agora, a importação e distribuição de todos os Hyundai será responsabilidade da própria fabricante e a rede de concessionárias Hyundai será unificada.
Desde o lançamento do Hyundai HB20, em 2012, existem duas redes de concessionárias: as que vendem os Hyundai Creta e HB20 fabricados no Brasil, e a rede que vende carros montados no Brasil, como Tucson e HR, e os importados, controlada pela Caoa.
A partir de agora começa um processo de unificação das 250 concessionárias Hyundai no Brasil. Todas terão seus contratos de concessão atualizados e poderão vender e prestar manutenção a todos os carros da Hyundai à venda no Brasil, inclusive futuros lançamentos. A Caoa continuará com o maior número de concessionárias, 46. O fornecimento de peças de reposição passa a ser controlado pela própria Hyundai.
Caoa fabricará para a Hyundai
Nesse processo, a Caoa passa a ser sócia na importação de carros que será feita pela Hyundai e continuará produzindo carros em Anápolis (GO) atendendo a demanda e a programação definida pela própria Hyundai. A Caoa será remunerada pelo uso da fábrica e por unidade produzida.
Enquanto a fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) tem, hoje, capacidade de fabricar 200.000 carros anualmente, em três turnos, a Caoa abriu o segundo turno de sua fábrica em Anápolis (GO) recentemente, pode abrir o terceiro turno ainda em 2024 e estuda a ampliação de sua capacidade, como parte do investimento de R$ 3 bilhões anunciado pela empresa.
Isso será importante para a atualização da linha de carros importados da Hyundai, que nos últimos anos esteve defasada até com lançamentos, que chegaram ao Brasil após mudanças ou prestes a mudar no exterior. Além disso, a Hyundai não esconde a ansiedade para eletrificar seu portfólio e o estudar e a implementação de soluções de mobilidade, como sistemas de segurança autônoma, inteligência artificial e atualizações dos veículos via software.
Será a oportunidade para modelos com grande relevância nas vendas globais da Hyundai, como Sonata, Elantra, Santa Fe e Tucson retornem ao mercado brasileiro em suas versões mais atuais e, por sinal, em versões híbridas e híbridas plug-in.
“A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e CAOA, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de Progresso para a Humanidade”, diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.
“Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a CAOA crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas. Temos um profundo carinho pela marca Hyundai, que faz parte da nossa história de sucesso e de nossos projetos futuros”, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA.
Brasil pode fabricar veículos a hidrogênio
Com a unificação da operação, a Hyundai passa a ter o Brasil nos planos da empresa como mercado consumidor como polo estratégico para a expansão pela América Latina da sua tecnologia de geração de energia a partir do hidrogênio.
O Grupo Hyundai Motor é pioneiro na produção de carros movidos a células de hidrogênio e na última semana anunciou investimento de US$ 1.1 bilhão (cerca de R$ 5.5 bilhões) nas operações no País até 2032. As soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio, caminhões e ônibus, e incluem bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada.