Hyundai cansou das barras de led e ensaia novo design para seus próximos carros
O novo Ioniq 3 abandona esse recurso e explora a iluminação em pixels de forma graduada
A barra de luz frontal, um detalhe que se tornou onipresente nos carros mais recentes, teve início como uma assinatura da Hyundai. Modelos como Grandeur, Kona e Staria adotaram a faixa de LED na dianteira há anos, criando um rosto moderno e facilmente reconhecível. Na época, o recurso trouxe inovação e identidade para a marca.
Atualmente, a situação é diferente, e grande parte dos veículos utilizam desse elemento visual. Para Simon Loasby, responsável pelo design da Hyundai,e ex-designer da Rolls-Royce e da Volkswagen, o recurso já não surpreende nem diferencia. “Já fizemos bastante com a barra de luz. Funcionou e deu identidade aos nossos carros, contudo agora vejo que está em todos os lugares”.
A falta de exclusividade não é o único fator para que a empresa queira deixar de utilizá-lo. O custo é outro argumento. Nem todos os mercados exigem a barra de LED e o investimento pode não valer a pena. “Na China, é quase obrigatório. Na Europa, não faz tanta diferença, e há clientes que não precisam desse detalhe”, explica Loasby.
A ideia é que os carros sejam reconhecíveis como Hyundai, porém que cada modelo tenha características próprias. “Não queremos repetir a mesma receita em todos os carros. Buscamos identidade, mas também elementos únicos em cada modelo”.
Essa mudança de abordagem é visível no Concept Three, apresentado recentemente em Munique. Considerado uma prévia do futuro hatch Ioniq 3, o modelo abandona a barra de LED tradicional e explora a iluminação em pixels de forma graduada.
O caso da barra de luz reflete um desafio maior do setor automotivo. Características que surgem como novidade rapidamente se espalham, tornando difícil manter distinção visual. Montadoras precisam reinventar seus códigos de estilo constantemente, de maneira a tentar equilibrar inovação, custo e aceitação do mercado.
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