Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

Hyundai cansou das barras de led e ensaia novo design para seus próximos carros

O novo Ioniq 3 abandona esse recurso e explora a iluminação em pixels de forma graduada

Por Cristiane Barreto
15 set 2025, 09h06
Hyundai Concept Three
 (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

A barra de luz frontal, um detalhe que se tornou onipresente nos carros mais recentes, teve início como uma assinatura da Hyundai. Modelos como Grandeur, Kona e Staria adotaram a faixa de LED na dianteira há anos, criando um rosto moderno e facilmente reconhecível. Na época, o recurso trouxe inovação e identidade para a marca.

Atualmente, a situação é diferente, e grande parte dos veículos utilizam desse elemento visual. Para Simon Loasby, responsável pelo design da Hyundai,e ex-designer da Rolls-Royce e da Volkswagen, o recurso já não surpreende nem diferencia. “Já fizemos bastante com a barra de luz. Funcionou e deu identidade aos nossos carros, contudo agora vejo que está em todos os lugares”.

Hyundai Kona Hybrid 2026
(Divulgação/Hyundai)

A falta de exclusividade não é o único fator para que a empresa queira deixar de utilizá-lo. O custo é outro argumento. Nem todos os mercados exigem a barra de LED e o investimento pode não valer a pena. “Na China, é quase obrigatório. Na Europa, não faz tanta diferença, e há clientes que não precisam desse detalhe”, explica Loasby.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A ideia é que os carros sejam reconhecíveis como Hyundai, porém que cada modelo tenha características próprias. “Não queremos repetir a mesma receita em todos os carros. Buscamos identidade, mas também elementos únicos em cada modelo”.

Hyundai Sonata 2024
(Divulgação/Hyundai)

Essa mudança de abordagem é visível no Concept Three, apresentado recentemente em Munique. Considerado uma prévia do futuro hatch Ioniq 3, o modelo abandona a barra de LED tradicional e explora a iluminação em pixels de forma graduada.

Continua após a publicidade
ioniq 3
(Carscoops/Reprodução)

O caso da barra de luz reflete um desafio maior do setor automotivo. Características que surgem como novidade rapidamente se espalham, tornando difícil manter distinção visual. Montadoras precisam reinventar seus códigos de estilo constantemente, de maneira a tentar equilibrar inovação, custo e aceitação do mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.