Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hyundai Caoa, Honda e Peugeot são marcas que mais satisfazem cliente

Pesquisa da consultoria J.D. Power aponta as redes que mais cativaram seus clientes no processo de compra em 2018. Toyota deixa liderança

Por Ana Paula Cerveira
4 abr 2019, 12h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Caoa é o maior concessionário Ford e Hyundai no Brasil (divulgação/Hyundai)
    Hyundai CAOA
    CAOA volta a liderança do ranking em 2019 (divulgação/Hyundai)

    As vendas de carros recuperaram no ano passado um pouco do fôlego perdido entre 2014 e 16: o país teve um aumento de 14,6% se comparado a 2017.

    E quem mais se destacou em relação ao contentamento dos clientes no processo de compras foi a Hyundai Caoa.

    A fabricante coreana voltou ao topo do ranking da sétima edição da pesquisa J.D. Power, que mede o grau de satisfação dos consumidores com a experiência de compra.

    O estudo leva em consideração alguns fatores essenciais para avaliar a experiência do consumidor: negociação, qualidade do vendedor, experiência no test-drive, entrega e instalações da concessionária.

    Continua após a publicidade

    Já para modelos de luxo, a BMW apareceu na liderança pelo segundo ano consecutivo.

    No último ano, foram consultadas 4.630 pessoas, que adquiriram automóveis de 16 marcas de volume e cinco de luxo, no período entre novembro de 2017 e dezembro de 2018.

    Em uma escala que vai de zero até 1.000 pontos, a média nacional cresceu 34 pontos e atingiu 839, novo nível recorde de todas as sete pesquisas já feitas pela consultoria no país. 

    Dos fatores avaliados, os quesitos “negociação”, “processo de entrega” e “vendedor” foram apontados como os mais relevantes por 24%, 22% e 20% dos participantes da pesquisa, respectivamente, segundo a J.D. Power. Na sequência, vieram “instalações da concessionária” (18%) e “test-drive” (16%). 

    Continua após a publicidade

    Segundo Fabio Braga, diretor de operações da J.D. Power do Brasil, o consumidor de hoje é muito mais preocupado e consciente na hora da compra. “Hoje, o consumidor é mais ativo. Ele pesquisa mais, busca por outras informações”, afirma. 

    Afinal, qual Hyundai venceu?

    ssi 2019
    Hyundai CAOA cresce; Toyota cai para quinta posição (J.D. Power/Divulgação)

    A Hyundai Caoa voltou ao topo do ranking após ter perdido a posição para a Toyota em 2017. Para isso, de acordo com a consultoria, avançou sua pontuação em 38 pontos com relação a 2017, ficando 32 acima da média da pesquisa.

    Segundo o diretor de operações da J.D. Power, os fatores que mais pesaram para o resultado foram “negociação”, “processo de entrega” e “instalações”;  o que teve menor avaliação positiva foi o “test drive”,  quesito  também de menor satisfação no ranking geral.

    Continua após a publicidade

    Vale observar que aqui estamos falando apenas da operação Caoa, responsável pela venda de veículos importados da Hyundai coreana e pela fabricação local de Tucson – até o fim do ano passado -, ix35, New Tucson e caminhões leves da marca.

    A Hyundai Motor Brasil (HMB), responsável pela produção e venda da família HB20 e do SUV Creta, terminou a pesquisa na sétima colocação.

    Curiosamente, a mesma Caoa ficou na lanterna entre as marcas generalistas, em sua operação conjunta com a fabricante chinesa Chery: meros 771 pontos, bem longe da média.

    Quem ganhou e quem perdeu

    Honda, Peugeot e Chevrolet foram outras marcas que melhoraram bastante o nível de seus serviços, conforme dados da pesquisa. A Chevrolet, por exemplo, ganhou 59 pontos de um ano para outro, chegando a 858, saltando de décimo para o quarto lugar.

    Continua após a publicidade

    Já a Peugeot, que carrega nas costas a fama de contar com uma rede errática, subiu do 13º para o segundo lugar, empatada com a Honda. “Isso já é resultado da reformulação nas políticas comerciais da fabricante”, analisa Braga.

    A Honda, por sua vez, evoluiu do quinto para o segundo posto, com ganho de 36 pontos.

    Já a Toyota cresceu meros oito pontos, para 854, e caiu de primeira para quinta marca mais bem avaliada. “Isso não quer dizer que os serviços da marca foram inferiores; apenas demonstra a melhoria na entrega de outras marcas”, analisa o representante da J.D Power.

    No geral, oito marcas, exatamente a metade do ranking de alto volume, ficaram acima da média de 839 pontos do estudo deste ano: pela ordem de colocação, Hyundai Caoa, Honda, Peugeot, Chevrolet, Toyota, Kia, Hyundai-HMB e Ford.

    Continua após a publicidade

    As outras oito obtiveram pontuação abaixo da média: também pela ordem, Volkswagen, Jeep, Citroën, Mitsubishi, Renault, Fiat, Nissan e Caoa Chery. 

    No luxo, só dá BMW 

    Proprietario BMW
    BMW passa mercedes e volta à liderança (Marcus Desimoni/Quatro Rodas)

    Em relação ao ranking das marcas de luxo, a BMW segue no topo com maior pontuação, 883, e ganho de 65 pontos de um ano para outro.

    A ordem do resto da lista mudou bastante: a Mercedes-Benz subiu do quarto e último lugar em 2018 para o segundo, com avanço de expressivos 94 pontos, para 879. 

    Outras três marcas de luxo avaliadas ficaram abaixo da média. A Audi continuou na terceira colocação com 858 pontos, apesar do ganho de 53 pontos.

    A Volvo entrou este ano na pesquisa marcando 852 pontos, em quarto, à frente da Land Rover, que mesmo crescendo 42 pontos em relação a 2018, desceu da segunda para quinta e última posição do ranking premium, somando 850 pontos.

    O que os clientes querem

    Levando em consideração os serviços que mencionamos acima, a J.D. Power divulgou algumas das principais conclusões desta edição da pesquisa. Confira na íntegra:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.