Hyundai Creta 2025 muda tudo e tem motor 1.6 turbo; veja versões e preços
Agora o Hyundai Creta é o mais potente entre os SUVs compactos, com 195 cv e chega aos 100 km/h em 7,8 segundos, mas 1.0 turbo mantém 120 cv
Não é de hoje que a Hyundai aposta em identidades visuais polêmicas em todo o mundo. No Brasil, porém, o efeito disso não foi unânime: com o HB20, correram para atualizar o visual e o Creta dividiu opiniões, mas nada que afetasse seu desempenho nas lojas. Prova disso é que esperaram quatro anos para enfim lançar uma nova reestilização com o Creta 2025.
Confira as primeiras impressões do Hyundai Creta 2025
As mudanças são tantas que a fabricante chama o Hyundai Creta 2025 de nova geração, embora ainda mantenha a plataforma, o motor 1.0 turbo e diversas peças mecânicas. Fica até difícil argumentar que seja uma reestiliação leve ao considerar todo o trabalho que foi feito.
Preços do Hyundai Creta 2025:
- Creta Comfort 1.0 Turbo – R$ 141.890
- Creta Limited 1.0 Turbo – R$ 156.490
- Creta Platinum 1.0 Turbo – R$ 172.690
- Creta N Line 1.0 Turbo – R$ 182.090
- Creta Ultimate 1.6 Turbo – R$ 189.990
O mais óbvio está no design. Diga adeus para aquela grade com formato estranho e os faróis cheios de linhas em led. A nova identidade lembra um pouco o Palisade, mas é inédita. A entrada de ar agora tem um formato retangular e, na parte superior, traz uma linha em led que segue até as bordas, onde formam dois “L” deitados. Ainda tem os faróis principais divididos, na vertical, com lâmpadas de led nas versões mais caras.
Passando para a lateral estão as rodas refeitas, de 16”, 17” ou 18” dependendo da configuração. A traseira repete a ideia da parte dianteira e remodelou as lanternas para usar os mesmos “L” deitados em led, porém aqui abandonou as peças divididas. Com a adição das novas luzes, a tampa do porta-malas foi revista, perdendo boa parte dos vincos.
Ainda existe o Creta N Line, que traz um design mais esportivo e, como foi com o Creta anterior, traz um visual bem diferente. A grade dianteira é bem menor em altura e o para-choque recebe uma borda cinza trapezoidal, deixando de lado o skidplate das outras configurações. Do outro lado está o escapamento de ponteira dupla (mesmo que tenha o mesmo motor 1.0 turbo) e um para-choque exclusivo.
O interior do Creta 2025 também está renovado. As versões mais caras têm duas telas de 10,25”, uma para o cluster e outra para a multimídia, posicionadas lado a lado e integradas ao painel. As versões Comfort e Limited têm o mesmo quadro de instrumentos digital do HB20 e uma central multimídia de 8”, o que prejudica o aspecto da cabine. O tema de “linhas” usado nas luzes externas foi repetido na cabine, visto nas saídas de ar. Até mesmo os comandos do ar-condicionado foram revistos.
Esta reestilização também conferiu ao novo Creta alguns equipamentos que resolvem boa parte das críticas. Ganhou ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e alerta de saída segura (avisando se tem um carro vindo na hora de abrir a porta).
Não teve mudanças na plataforma herdada do Elantra e suas medidas são praticamente as mesmas. Ainda tem 1,79 m de largura, 1,63 m de altura e com uma distância entre-eixos de 2,61 m. O que mudou foi o comprimento, 3 centímetros maior para alcançar os 4,33 m. Apesar disso, não mudou nem o espaço do porta-malas, ainda com capacidade para 422 litros.
Será comercializado em cinco versões, sendo que quatro delas ainda utilizam o motor 1.0 turbo de três cilindros, gerando 120 cv e 17,5 kgfm de torque, trabalhando com um câmbio automático de 6 marchas. A Hyundai diz que já fez mudanças para atender o Proconve L8 a partir de janeiro, melhorando o consumo em até 6%. Pelo Inmetro, agora faz 8,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada, com etanol no tanque. Usando gasolina, o rendimento é de 12 km/l e 12,7 km/l, respectivamente.
A configuração topo de linha ainda é a Ultimate, que deu adeus ao motor 2.0 aspirado, de 167 cv e 20,6 kgfm. No seu lugar está o 1.6 turbo que também equipava o Tucson nacional, porém com uma calibração especifica para que entregue 193 cv e 27 kgfm.
O desempenho melhora bastante, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e ainda é até 9% mais econômico do que seu antecessor. Os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular apontam que faz 11,9 km/l no ciclo urbano e 13,5 km/l no ciclo rodoviário, apenas com gasolina. A Hyundai diz que tem planos de transformá-lo em flex, mas vai depender da demanda.
Também troca a transmissão, adotando uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas no lugar da transmissão de seis posições com conversor de torque. Banhada a óleo, a fabricante diz apostar em sua confiabilidade e que quer que não dê problema por anos, podendo passar por cinco donos diferentes sem apresentar nenhum defeito.
O Hyundai Creta 2025 está chegando às concessionárias de todo o país e as vendas serão iniciadas no dia 9 de outubro.
Versões, preços e equipamentos do Hyundai Creta 2025:
Creta Comfort 1.0 Turbo – R$ 141.890
Principais equipamentos: iluminação diurna em led, rodas de liga leve de 16” com pneus 205/65 R16, painel de instrumentos digital, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos.
Ainda tem ar-condicionado, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, controle de cruzeiro, chave presencial, sistema start-stop, retrovisores laterais com ajuste elétrico, faróis com acendimento automático e mais.
Creta Limited 1.0 Turbo – R$ 156.490
Principais equipamentos: os mesmos do Creta Comfort, adicionando rodas diamantadas de 17” com pneus 215/60 R17 e assistentes como frenagem automática de emergência, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa.
O SUV ainda tem carregador sem fio para celulares, ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisor lateral com rebatimento elétrico, entre outros.
Creta Platinum 1.0 Turbo – R$ 172.690
Principais equipamentos: mesmos itens do Creta Platinum, recebendo teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay com fio, freio de estacionamento eletrônico, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego (transmitindo a imagem da câmera lateral para o painel de instrumentos), seletor de modo de condução e câmera 360°.
Creta N Line 1.0 Turbo – R$ 182.090
Principais equipamentos: além dos equipamentos das demais versões, ganha faróis full-led, barra horizontal em led na parte dianteira, setas sequenciais, rodas de 17” exclusivas, grade dianteira diferenciada e para-choques redesenhados.
Na cabine, ainda tem detalhes em vermelho na cabine, bancos de couro preto com costuras vermelhas, pedaleira exclusiva e iluminação ambiente.
Creta Ultimate 1.6 Turbo – R$ 189.990
Principais equipamentos: versão topo de linha, traz todos os equipamentos disponíveis e adiciona bancos em couro cinza em dois tons, rodas de liga leve de 18” diamantadas com pneus 215/55 R18, retrovisor eletrocrômico, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e alerta de saída segura.