A Hyundai divulgou na última segunda-feira (4) que o HB20 foi o veículo mais vendido do Brasil durante o mês de abril.
Mas como assim, se os dados da Fenabrave (associação nacional dos concessionários) indica o Chevrolet Onix com maior número de emplacamentos?
Os cálculos da empresa sul-coreana contabilizam apenas as vendas das novas gerações de HB20 e Onix, ambas lançadas durante o ano passado.
Dessa forma, segundo a marca, a geração atual do Hyundai assumiria o posto de veículo mais vendido do Brasil pela primeira vez, com 2.729 emplacamentos, 83 a mais que o Chevrolet, que atingiu a marca de 2.646 unidades vendidas sem somar a linha Joy.
De acordo com o ranking da Fenabrave, divulgado na última segunda-feira, no total, o Onix/Joy foi responsável por 3.619 vendas no mês, contra 2.837 do HB20/HB20X.
Queda das vendas
O levantamento da associação dos concessionários mostra também que, por conta da Covid-19, o mercado sofreu um forte impacto.
Apenas 51.362 veículos novos foram emplacados no último mês, uma queda de 67,03% em relação a março, que registrou 155.810 emplacamentos.
Comparando ao mesmo período do ano passado a queda é ainda mais significativa: 76,79%, contra 221.321 veículos vendidos.
Vale lembrar que muitos Detran estaduais estão fechados e, por isso, há boas chances que o número efetivo de vendas seja superior ao de emplacamentos.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.